Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Redução de dias do Vestibular de Inverno da UEM impacta em hotéis


Por Redação GMC Publicado 10/07/2019 às 20h05 Atualizado 23/02/2023 às 11h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Os vestibulares da Universidade Estadual de Maringá (UEM) são historicamente aguardados pela rede hoteleira de Maringá, que registra grande alta na ocupação durante esse período. Estudantes de várias regiões do país vêm a Maringá para fazer as provas e se hospedam em hotéis. Apesar disso, os hotéis estão sentindo o impacto nas diárias por causa da diminuição do número de dias no vestibular, decisão aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da UEM, que passou a valer para a edição de inverno deste ano.

Com a nova regra, o vestibular tem um dia a menos, sendo dois dias de provas em vez de três, com mais tempo para resolução das questões. Essa alteração impacta diretamente no número de diárias dos hotéis.

Para a gerente-geral do Hotel Ibis Maringá, filiado ao Convention, e vice-presidente para assuntos de mídias digitais da entidade, Fernanda Caride, a ocupação nos hotéis durante o vestibular é sempre boa para a rede hoteleira, mas a procura está menos intensa do que nos últimos anos, conforme avaliou Fernanda. No entanto, segundo ela, a expectativa de aumento na ocupação continua boa. “Já atingimos 75% de ocupação, mas nossa expectativa é chegar em 100%”, afirmou.

O sócio-proprietário do Hotel Avalon, outro filiado, Erasmo Ramos, também espera ocupação de 100%. De acordo com ele, existe um descontentamento da hotelaria com relação à diminuição dos dias de vestibular, mas a previsão é que a ocupação seja total. “Apesar do impacto da redução de dias do vestibular, julho deve ser um mês satisfatório, considerando também as férias escolares, o que aumenta o número de visitantes em Maringá”. Em outros hotéis filiados ao Convention, não foi registrada alteração no impacto do vestibular no número de diárias, com relação aos anos anteriores.

Economia

O gerente-geral do filiado Hotel Golden Ingá e vice-presidente para assuntos de empreendedorismo e captação de recursos do Convention, Cláudio Crepaldi, ressalta que a diminuição de dias no vestibular não impacta somente na hotelaria, todos os outros setores ligados ao trade turístico vão sentir a diferença. “Bares, restaurantes, shoppings, mercados vão todos ser impactados com essa diminuição, inclusive a arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviço) pela prefeitura. É um dia a menos com gente de fora circulando pela cidade”, destacou.

Vestibular

O Vestibular de Inverno da UEM será realizado nos dias 14 e 15 de julho de 2019. São 1.494 vagas para cursos de graduação. O resultado deve sair no dia 16 de agosto.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação