Fechar

Geral

Visibilidade

Empresa de Maringá organiza festival de cultura japonesa no RJ

Publicado por Redação GMC , 14:57 - 23 de Janeiro de 2019

O Rio de Janeiro recebe entre os dias 25 e 27 deste mês a segunda edição festival de cultura japonesa Rio Matsuri, organizada pela empresa maringaense Tasa Eventos, filiada ao Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, com anos de experiência na coordenação do Festival Nipo-brasileiro de Maringá.

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

O evento reunirá no centro de convenções Riocentro várias atrações da chamada Terra do Sol Nascente, como a gastronomia, as danças, as artes marciais e os origamis, a famosa técnica japonesa de reprodução de determinados seres ou objetos por meio de dobras do papel.


Segundo o organizador do festival, Sérgio Takao Sato, o festival também terá espaço para manifestações culturais japonesas que se tornaram fenômenos da cultura pop mundial, como mangás (histórias em quadrinhos japonesas), animes (desenhos animados) e cosplays (fantasias de personagens).


Entre as atrações do festival está um concurso de cosplay e a degustação de saquês, o destilado feito com arroz que é a bebida nacional do Japão. Também haverá oficinas gratuitas de origami e mangá, esta com um dos principais artistas do gênero no país, Fábio Shin.


Também haverá um torneio de Pokemon TCG (jogo de cartas), que poderá garantir, aos participantes a possibilidade de pontuar para concorrer no mundial.


“O Brasil é o país que tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. Apesar de o Rio de Janeiro ser um estado onde a presença dos descendentes não é tão grande quanto nos estados de São Paulo e do Paraná, a cultura japonesa está forte por conta, por exemplo, da gastronomia. Hoje tem mais restaurantes japoneses no Rio de Janeiro do que churrascarias”, disse Sato.


A expectativa é que 50 mil pessoas passem pelo festival, que será aberto às 17h de sexta-feira (25). No ano passado, foram 37 mil visitantes. Antes do festival, ainda neste domingo (20), está prevista uma ação de limpeza na Praia de Copacabana pela comunidade japonesa, além da apresentação musical de tambores tradicionais e do desfile de um grande dragão entre os postos 2 e 5, da Avenida Atlântica.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo