Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Superlotação: Maringá tem mais de 2 mil presos


Por Carina Bernardino/CBN Maringá Publicado 09/07/2019 às 19h34 Atualizado 23/02/2023 às 11h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

As três unidades penais de Maringá e a cela provisória da 9ª Subdivisão Policial (SDP) estão lotadas e trabalhando acima da capacidade permitida. Em levantamento solicitado pela CBN, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) informou que até esta segunda-feira (8), 2.024 pessoas se encontravam presas no município.

A maior parte delas encontra-se na Casa de Custódia (CCM), onde estão 1.145 detentos, enquanto a capacidade é para 960. A Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), que tem 430 vagas, abriga 461 presos. Na Colônia Penal Industrial de Maringá (Cpim), a ocupação total é para 330 detentos, mas atualmente conta com 341. Já a cela da 9ª SDP está com 77 presos, sendo que a capacidade é para 24 presos.

A superlotação no sistema prisional preocupa as autoridades de segurança há anos. Mas a atual situação levou autoridades para Curitiba neste mês.

Os representantes eram do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), além da Secretaria de Segurança Pública municipal.

As forças de segurança querem fiscalizar as tornozeleiras eletrônicas. A reunião no dia 4 foi com o secretário coronel Rômulo Marinho Soares. O presidente do Conseg, Coronel Antônio Tadeu Rodrigues, diz que o grupo foi muito bem recebido.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Outras demandas foram apresentadas ao governo do Paraná, como a necessidade de mais delegados e policiais militares, além de viaturas. Somente o Conseg, desde que foi inaugurado em Maringá, investiu mais de R$ 13 milhões em segurança pública.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação