Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Maringá sedia a 2ª etapa nacional de Vôlei de Praia


Por Creative Hut Publicado 05/06/2018 às 17h29 Atualizado 17/02/2023 às 13h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A partir desta terça-feira, dia 5, até o próximo domingo (10) o complexo esportivo da Vila Olímpica de Maringá é sede de duas competições de destaque no cenário nacional do Vôlei de Praia.

A primeira delas ocorre já a partir desta terça (5), com a disputa da segunda etapa do Circuito Brasileiro Sub-19, reunindo grandes revelações do esporte. O qualifying é disputado por 26 duplas masculinas e 22 femininas. Quatro times entram na fase principal pelo classificatório, em jogos eliminatórios neste primeiro dia de disputas. A entrada é franca para a torcida.

Já a partir de sexta-feira, dia 8, acontece o Circuito Brasileiro Challenger, com duplas da categoria adulto, inclusive com presença de campeões brasileiros e atletas olímpicos. Esta será a segunda etapa da temporada 2018 do torneio de base.

A primeira delas aconteceu no início de março, em Maceió (AL), quando as maringaenses Mayara Lanin (May) e Eduarda Girotto (Duda) ficaram com o ouro no naipe feminino, largando bem na disputa pelo título geral, que soma a pontuação das três paradas. A dupla é treinada pela técnica Nayara Caruzzo. Naquela oportunidade, os paraibanos Thiago e Thiego venceram no naipe masculino, enquanto a dupla maringaense terminou em quinto lugar. A última etapa ocorre em Vila Velha (ES), de 12 a 14 de outubro.

Seleções do país
Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.
O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Oito deles já estão classificados à fase principal pelo ranking de entradas, baseado no desempenho dos torneios anteriores.
Após a fase de grupos, os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem, casos de segundos e terceiros colocados.
Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

Além das maringaenses May e Duda – que representam o Paraná -, já estão garantidas na fase de grupos Thainara/Millena (RN), Karol/Ágatha (SE), Lívia/Helena (BA), Aninha/Carol (MS), Giovanna/Nathália (PB), Ana Clara/Camily (RO) e Gabriela/Carol Paiva (RJ). Outros 24 times disputam o classificatório por quatro vagas.
Pelo ranking de entradas no masculino as duplas garantidas são Wudney/Neto (SE), Hitchely/Diego (AM), Thiago/Thiego (PB), Mateus/João Vitor (DF), Juan/Victor (MG), Eduardo/Samuel (SC), Gabriel/João Pedro (RJ) e João/Gabriel (PR).

Retrospecto
Os estados do Rio de Janeiro, no naipe feminino, e Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

As competições de Vôlei de Praia têm o Banco do Brasil como patrocinador oficial e, aqui em Maringá, recebem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesp).

Para o técnico da equipe paranaense masculina do Paraná, o maringaense Robson Xavier, essas duas competições são uma rara oportunidade que a cidade de Maringá tem para expor todo o bom trabalho de base e com adultos que aqui é realizado. “Esta é a hora de mostrar o que a gente faz no Vôlei de Praia. Também é o momento certo de divulgar a nossa estrutura esportiva e a qualidade de vida que a cidade oferece para o país inteiro”, conclui o treinador.

Por: Prefeitura de Maringá

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação