Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Vespas ‘assassinas’ são vistas pela 1ª vez nos Estados Unidos


Por Victor Ramalho Publicado 06/05/2020 às 19h46 Atualizado 23/02/2023 às 04h13
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cientistas americanos estão preocupados com a recente descoberta de ‘vespas gigantes assassinas’ nos Estados Unidos. De acordo com o Departamento de Agricultura do Estado de Washington, elas podem ultrapassar os 5cm de comprimento e dizimar colmeias de abelhas com facilidade, além de produzirem uma toxina mortal.

A espécie é chamada cientificamente de Vespa mandarinia e é nativa da Ásia. Elas foram localizadas pela primeira vez em solo americano ainda em dezembro e, desde então, cientistas e apicultores se mobilizam para tentar localizar e destruir os ninhos do inseto.

Preocupação

Biologicamente, a espécie é uma predadora natural das abelhas, sendo capaz de acabar com uma colmeia inteira em poucas horas, o que causa alarde entre os produtores e comunidade científica, uma vez que a população de abelhas tem diminuído consideravelmente nos Estados Unidos nos últimos anos e a espécie é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas.

Em contato com a BBC News, o órgão americano alertou que, além do desequilíbrio biológico que poderiam causar, as vespas também são letais ao ser humano. As ferruadas são extremamente letais e a toxina produzida por cada inseto, em altas quantidades (resultante de uma série de picadas) pode levar a morte, mesmo se a pessoa não for alérgica. 

Por ano, de 30 à 50 pessoas morrem por ferruadas de vespas asiáticas no Japão. O ferrão é tão longo que é capaz de penetrar até mesmo em trajes de apicultores, segundo as autoridades americanas.

Como elas chegaram aos Estados Unidos?

A comunidade científica ainda tenta responder como a espécie cruzou o oceano para ser encontrada na América, embora a hipótese mais ventilada é de que um desequilíbrio no ecossistema, ocasionado pela poluição no continente asiático, tenha obrigado os insetos a deixarem seu habitat natural. 

As ‘vespas assassinas’ vivem e se reproduzem em locais de clima tropical. Agricultores e apicultores americanos estão espalhando armadilhas para capturar os insetos, além de tentarem localizar e destruir os ninhos. 

Temendo a erradicação das abelhas no país, o Departamento de Agricultura do Estado de Washington pede que a população comunique as autoridades caso localizem ninhos da espécie. 

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias por Whatsapp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo! Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Nova pista expressa da Marginal Pinheiros tem trânsito liberado


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) liberou na manhã de segunda-feira, 29, um novo traçado pela pista expressa da…

Geral

Caminhão bate e carga de madeira despenca de viaduto sobre a marginal Tietê


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….


Trafegando pela Marginal Tietê na noite do domingo, 28, um motorista registrou um acidente envolvendo um caminhão carregado de madeira….

Geral

PM é baleado ao passar por baile funk na zona leste de SP


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…


Um homem de 21 anos foi preso em flagrante por tentativa de homicídio contra um policial militar, na manhã deste…