Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

O QUE É DESPERDÍCIO 2.0


Por Rogel Martins Barbosa Publicado 02/10/2018 às 10h00 Atualizado 18/02/2023 às 11h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Foi lançado no último dia 20 de setembro de 2018 pelo Banco Mundial em parceria com o governo japonês através do Centro de Aprendizagem em Desenvolvimento de Tóquio (TDLC), mais um volume da série Desenvolvimento Urbano. Esta série discute questões de urbanização para países em desenvolvimento.


Com o título “What a Waste 2.0 – A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050”, que numa tradução livre é “O que é desperdício 2.0 – Panorama global da gestão de resíduos sólidos para 2050”, a publicação traz algumas importantes considerações sobre a produção atual de resíduos no mundo e faz uma projeção para o ano de 2050.


Segundo este relatório o mundo está caminhando para que a geração de resíduos supere o crescimento populacional em mais do que o dobro até 2050. Hoje o mundo gera anualmente 2,01 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos.


A média mundial per capita dia é de 0,74 kg, que a depender do país, pode variar de 0,11 kg a 4,54 kg. Só para ter uma referência brasileira, conforme o Panorama 2017 Abrelpe, o Brasil tem uma média per capita dia de 1.035 kg.


Riqueza tem a ver com produção de lixo? Segundo o relatório, sim.


Os países mais ricos correspondem apenas 16% da população mundial mas geram cerca de 34%, ou 683 milhões de toneladas do lixo mundial.


Quanto ao plástico, indica que em 2016 o mundo gerou 242 milhões de toneladas de resíduos plásticos, ou o equivalente a 12% de todos os resíduos sólidos urbanos produzidos.


O relatório também expôs que está acontecendo mudança na composição de resíduos em países pobres. Esta mudança decorre da alteração nos padrões de consumo. Segundo o relatório a participação dos resíduos orgânicos na totalidade dos resíduos gerados caiu de 64% para 56%.


Informa que a coleta de lixo em países pobres aumentou significativamente de cerca de 22% para 39% da totalidade de resíduos produzidos. Reconhece que há uma tendência global de aumento de reciclagem e compostagem.


O relatório é muito interessante. São 296 páginas de informação. Recomendo dar uma olhada nele. O link para acessá-lo é https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/30317


Principalmente para nós, não podemos fazer do nosso enriquecimento aumento na produção de resíduos, ainda mais quando estamos numa revolução industrial eminentemente tecnológica e buscando uma economia circular.


A produção de resíduos pode ser um desafio, mas nunca um impedimento para o desenvolvimento.

Quem é o articulista
Rogel Martins Barbosa
Advogado, escritor, professor do curso História dos Resíduos.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…