Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Destruído pelo descaso e o tempo


Por Zona Livre Publicado 28/12/2018 às 12h13 Atualizado 19/02/2023 às 12h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muito importante o decreto da governadora Cida Borghetti, assinado ontem, declarando de utilidade pública o Maringá Bandeirantes Hotel. Porém, só o decreto, será de pouca utilidade. O hotel está entregue ao descaso e ao tempo, colecionando avarias e problemas, inclusive estruturais.

Algumas vezes falamos na CBN sobre o Maringá Bandeirantes Hotel. Um patrimônio histórico importante, tombado e fechado, desde 2005, abandonado, sem qualquer tipo de manutenção. Os efeitos deste abandono são muito visíveis, cada vez mais evidentes para quem passa pelo prédio.
Ontem à tarde, a governadora Cida Borghetti anunciou a assinatura do decreto de utilidade pública do prédio, um primeiro passo para a desapropriação. O objetivo seria transformar o Maringá Bandeirantes Hotel em um museu sobre a urbanização do noroeste do Paraná.

No ano passado a Prefeitura de Maringá também publicou decreto de utilidade pública, com o objetivo de impedir a venda do prédio e a sua possível descaracterização.

A verdade é que o hotel, construído na década de 50, um projeto do arquiteto José Augusto Bellucci, com 6 mil metros quadrados, domina uma área nobre central com a sua imponência histórica e algo de fato precisa ser feito para impedir a perda deste patrimônio para o descaso e o tempo.

Para ser objetivo: o governo municipal precisa buscar uma parceria concreta com o governo Ratinho Junior para a concretização de um projeto que preserve o Maringá Bandeirantes Hotel. Um museu e um centro cultural podem ser implantados no local. Isto é, de fato, importante e urgente.

A foto é de Suely Sanches e foi publica na página Maringá em fotos no dia 8 de setembro de 2018.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…