Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Uma sexta-feira diferente


Por Zona Livre Publicado 19/04/2019 às 13h35 Atualizado 21/02/2023 às 05h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma sexta-feira diferente

Hoje é 19 de abril. Gilson, quando você lembra, na escola, para quem este dia 19 de abril era dedicado?

Aprendi a respeitar os índios, a gostar da sua cultura, a perceber o quanto eles perderam e sofreram com a chegada dos descobridores.

SOS ÍNDIOS DO BRASIL
É incrível perceber a devastação de um povo e de uma cultura sustentável, em todo o continente americano. Martírio que continua.
Nosso país precisa rever as políticas públicas para os índios e os estados e municípios deveriam, também, se unir para criar seus próprios programas.

Fica muito fácil atribuir a culpa dos problemas à incompetência da Fundação Nacional do Índio, a Funai. De fato, a ideia da fundação afundou. Algo novo deveria ser pensando e construído em defesa do índio e da sua cultura.

19 de abril também é o Dia Mundial da Bicicleta. Muitos creditam a criação do veículo de duas rodas a Leonardo da Vinci, mas isto e bastante contestado.
Na China a invenção é atribuída a Lu Ban, que nasceu há mais de 2.500 anos. Portanto, ele deve ser o criador da ideia. Mas no mundo ocidental o alemão Barão Karl von Drais é considerado o inventor da bicicleta, pois, em 1817 ele implementou um brinquedo que se chamava celerífero, colocando um guidão, que permitia ao brinquedo fazer curvas.

Bicicleta é o meio de locomoção mais utilizado no mundo, com a vantagem de ser sustentável.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL EM DEBATE
No dia 25 de abril, próxima quinta-feira, pontualmente às 19 horas – portanto é bom chegar antes, por volta das 18h30, será realizado um evento, no auditório Dona Etelvina, no bloco 7 do Unicesumar, “Mobilidade sustentável em debate”.

O evento foi idealizado pelo advogado César Moreno, que é ciclista e simpatizante do cicloativismo, com participação da OAB, da Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná, do Unicesumar, da ONG Circular Cultural e do escritório Advocacia Moreno.

A mobilidade sustentável será debatida com a participação de professores do Unicesumar e especialistas convidados, dentre eles o secretário de Mobilidade Urbana, o arquiteto Gilberto Purpur; o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Jorge Band, conhecido como Goura Nataraj, e especialistas que apresentarão novidades na área – inclusive o projeto inovador do Bicicletário do Unicesumar.

Será exibido o documentário “Vou de Bike”, produzido pela Circular Cultural, com a presença do seu diretor, Felipe Halison, que participará do debate final do evento.

Gilson, acho que você conhece o moderador do debate…

Todos que gostam de discutir o tema da mobilidade e das cidades sustentáveis estão convidados. Entrada franca, 18h30, quinta-feira, 25 de abril, Auditório do Bloco 7 do Unicesumar – Dona Etelvina – “Mobilidade sustentável em debate”.

SEXTA-FEIRA SANTA
E hoje, neste ano de 2019, a sexta-feira 19 de abril também é a sexta-feira santa.
Os cristãos dedicam este dia a refletir sobre a morte de Jesus Cristo na cruz. Uma sexta-feira de morte que nos leva ao domingo de Páscoa, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo.

Estas datas sagradas são fundamentos do cristianismo, a maior religião do planeta, reunindo cerca de 2 bilhões e 200 milhões dos 7 bilhões e 600 milhões de humanos no planeta Terra. Portanto é possível dizer que 29% dos habitantes do planeta são cristãos.
As demais religiões se dividem assim: islamismo, 22%; hinduísmo, 15%; budismo, 8,5%; pessoas sem religião, 12% e outras, 13,5%.

Na semana em que falamos muito sobre água – e tem uma novidade, o deputado Arilson Chiorato (PT) está propondo uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços e aumentos em tarifas como água e esgoto, pedágios, entre outros, que são controlados pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (AGEPAR) – vale lembrar que Jesus Cristo se proclamou a água da vida, da vida eterna, declaração que se torna ainda mais instigante a partir da sua ressurreição, momento em que ele vence a morte.

Nos evangelhos vamos encontrar esta afirmação do próprio Jesus Cristo: “Porque Deus amou a mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna”.

Gilson e ouvintes da Rádio CBN Maringá, com esta esperança, desejo a todos uma sexta-feira e uma Páscoa de muita paz.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Casal de idosos morre arrastado por enxurrada no interior do Paraná


Um casal de idosos morreu nesta sexta-feira, 3, arrastado pela enxurrada durante forte chuva na cidade de Bela Vista da…


Um casal de idosos morreu nesta sexta-feira, 3, arrastado pela enxurrada durante forte chuva na cidade de Bela Vista da…

Geral

‘Resgate urgente’: moradores de cidades gaúchas pedem ajuda pelas redes sociais


Relatos nas redes sociais mostram moradores pedindo ajuda para resgatar parentes ilhados nas cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande…


Relatos nas redes sociais mostram moradores pedindo ajuda para resgatar parentes ilhados nas cidades afetadas pelas chuvas no Rio Grande…

Geral

JBS anuncia antecipação do 13º salário para funcionários do RS


A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decidiu antecipar…


A JBS anunciou, neste sábado, 4, que devido às consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, decidiu antecipar…