Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

30 de abril de 2024

Você lembra dessas empresas de Maringá?


Por Luiz Santos, com informações do Projeto Maringá Histórica Publicado 18/06/2019 às 13h46 Atualizado 23/02/2023 às 00h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Portal GMC Online preparou uma lista com estabelecimentos que fizeram parte da história maringaense. São empresas de variados setores, que funcionaram em épocas diversas e têm alguns registros documentados no site do projeto Maringá Histórica. Confira: 

Hermes Macedo S.A.

Um registro do fim da década de 50 mostra a loja Hermes Macedo S.A. O estabelecimento ficava localizado na rua Santos Dumont esquina com a Basílio Sautchuk, ao lado da Prósdocimo.

Sanbra

A Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro (Sanbra) foi fundada em março de 1962.

Segundo o Maringá Histórica, a empresa impactava diretamente o cotidiano dos bairros próximos, como a Vila Operária e a Vila Morangueira. Uma sirene, por exemplo, era tocada três vezes ao dia: pela manhã, no horário do almoço e no fim da tarde.

As instalações da Sanbra compõem o cenário maringaense até hoje mas o funcionamento no local ocorreu até 1993.

Bar e Sorveteria Oriental

O registro fotográfico mostra o interior do estabelecimento, na década de 1950. O Bar e Sorveteria Oriental era localizado na rua Santos Dumont, próximo da avenida Getúlio Vargas.

Segundo o Maringá Histórica, o local marcou a memória dos moradores da época por ter o melhor sorvete da cidade.

Fábrica de Biscoitos Barão

A Fábrica de Biscoitos Barão produzia mensalmente cerca de 300 mil quilos do produto – que era distribuído nos estados do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

No início da década de 80, a morte dos irmãos Barão chocou a sociedade maringaense. Relembre a história.

Prosdócimo

A empresa Prosdócimo funcionou durante décadas no prédio da rua Santos Dumont esquina com a então rua Gerenal Câmara – atual Basílio Sautchuk. O local foi inaugurado em 1954.

Atualmente, o espaço é ocupado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e outras entidades de classe.

Churrascaria Galeto Sulino

O estabelecimento ficava localizado na avenida XV de Novembro. O local foi fundado em 9 de janeiro de 1962.

A churrascaria funcionou até 2001 e foi comandada pelo casal Luiz Pedro Poltronieri e Olivia Poltronieri e, posteriormente, por seu filho.

Casas MM

Este estabelecimento comercializava tecidos e confecções e funcionava na avenida Brasil, entre a avenida São Paulo e a rua Piratininga.

O registro é de 1976.

Frigorífico Central

O estabelecimento ficava localizado no fim da avenida Itororó e teve grande destaque entre as décadas de 1950 e 1980.

Conforme o Maringá História, a via onde ele ficava instalado era conhecida como estrada “Boiadeira”, por causa do grande fluxo de animais que seguiam para o abate.

Posteriormente, o Frigorífico Central foi incorporado pela Palmali, que se mantém no local até hoje.

Casa Ribeiro

 

O estabelecimento foi fundado em 1947 pelos irmãos portugueses Manoel e Francisco Feio Ribeiro.

A Casa Ribeiro ficava na avenida Brasil esquina com a Herval e era um dos estabelecimentos mais conhecidos de Maringá. Lá eram comercializados diversos produtos, como pregos, roupas e até maquinários.

Churrascaria Guarany

Este registro mostra a Churrascaria Guarany na década de 1960. Segundo relatos, o local era de madeira e tinha uma bela decoração.

O estabelecimento era de propriedade de Cildio Castanho e sua esposa Aurora. Atualmente, o Hotel Golden Ingá funciona no lugar.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação