Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Bebeu demais? Saiba o que realmente funciona para curar a ressaca


Por Luiz Santos Publicado 31/12/2019 às 11h50 Atualizado 25/02/2023 às 10h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O fim de ano é marcado pelas várias comemorações. As bebidas alcoólicas fazem parte das festas de muitas pessoas e quem exagera tem de lidar com a ressaca no dia seguinte.

A sobrecarga do fígado gera dor de cabeça, enjoo e indisposição. O GMC Online consultou um médico e uma nutricionista para saber como é possível evitar ou pelo menos amenizar a ressaca.

A principal dica do nutrólogo Júlio Palazzo para não ficar com ressaca é a ingestão de água enquanto se consome o álcool. “Sem dúvida é a salvação”, afirma o médico.

A nutricionista Ana Paula Souza também reitera a importância da água. “O ideal é já começar a se hidratar durante todo o dia, antes de consumir álcool”, recomenda.

Intercalar líquidos ao beber álcool também é fundamental, já que a substância é diurética. “Além da água, opções de bebidas antioxidantes para intercalar são água de coco, água com limão e água com gás”, diz a nutricionista. 

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado é a alimentação. “Nunca se deve beber de estômago vazio, é preciso se manter bem alimentado antes do consumo”, adverte.

Ana ressalta que bebidas como a cerveja geralmente são consumidas em maior quantidade, por isso ela recomenda o consumo de destilados. “A vodka, por exemplo, pode ser também consumida com bebidas não alcoólicas, como os sucos e refrigerantes”, complementa.

Um alerta da nutricionista é em relação à mistura de bebidas. “Isso é o que muitas vezes ocasiona a dor de cabeça”, explica Ana.

Mas e o que fazer quando já se está de ressaca? O mais importante é se hidratar, conforme os especialistas. “É fundamentar tomar pelo menos 32 ml de água por kg de peso”, comenta o nutrólogo.

As dicas na nutricionista para o dia de ressaca são beber bastante água e ter um café da manhã reforçado. “O ideal é comer carboidratos nesta refeição, como batata doce e pão sem glúten”, afirma.

Outra sugestão de Ana é tomar chá de gengibre, de canela em pó, de camomila ou de cabelo de milho.

Palazzo alerta que algumas substâncias não resolvem a questão da ressaca. “Refrigerante e café não amenizam em nada”, explica.

Apenas em algumas situações específicas o café pode ser um aliado. “Existem pessoas que necessitam de cafeína para evitar a enxaqueca. Neste caso, em especial, o café ajudará”, diz o nutrólogo.

De acordo com a nutricionista, a dica de tomar uma colher de azeite antes de beber realmente pode ser eficaz em alguns casos, mas não quando há excessos. “Um azeite de oliva extravirgem alcaliniza o PH do intestino e auxilia a manter a imunidade, porém não adianta se beber muito”, orienta.

Para a dor de cabeça pelo abuso do álcool, Palazzo ressalta que os medicamentos conhecidos como “pós-festa” realmente funcionam.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Planos de saúde coletivo terão aumento de 14% em terceiro ano de alta; veja as maiores taxas


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…


Os planos de saúde coletivos terão reajuste de dois dígitos neste ano, de acordo com relatório da XP Investimentos com…

Geral

Mais de 370 cidades de SP são afetadas por onda de calor fora de época; veja regiões em alerta


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…


Os últimos dias de abril e o início de maio vão continuar com altas temperaturas, com os termômetros podendo atingir…

Geral

Polícia investiga morte de mulher após cirurgia plástica em MG


A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de uma mulher de 59 anos após ela passar por cirurgias…


A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de uma mulher de 59 anos após ela passar por cirurgias…