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04 de maio de 2024

Transporte aéreo em Maringá e região


Por Roldão Filho Publicado 24/04/2024 às 20h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00
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Foto: PMM

O Aeroporto Regional de Maringá está localizado na Avenida Doutor Vladimir Babkov, no bairro Parque Industrial Mário Bulhões, a 10 km do centro da cidade. em um entroncamento rodoviário e ferroviário, na BR-369, o que permite ao aeroporto ser um hub logístico para a distribuição de cargas para várias cidades”, afirmou o prefeito de Maringá, lembrando que os principais aeroportos de carga do País, Guarulhos e Viracopos (Campinas), já estão com capacidade de movimentação esgotada.

Com quatro companhias aéreas em operação, o terminal garante voos para diversos destinos do Brasil e do mundo. O atual terminal tem atualmente capacidade para atender 600 mil passageiros/ano. A intenção é preparar o complexo para receber até 3 milhões de passageiros anualmente. Vamos testemunhar um novo panorama de negócios, com Maringá entrando de vez no radar internacional de importações e exportações”, ressaltou o prefeito Ulisses Maia

Serviços Oferecidos

No Aeroporto Regional de Maringá os passageiros têm à disposição os seguintes serviços: estacionamento, restaurantes, revistaria, lanchonetes, quiosques, agências de turismo, lojas de cargas aéreas, internet sem fio (Wi-Fi), locadoras de veículos, linhas de ônibus urbano, caixas eletrônicos, entre outros.

O Aeroporto de Maringá conta com uma excelente infraestrutura e equipamentos modernos, que proporcionam total comodidade aos usuários do terminal. Além disso, viajar de avião é sempre uma boa alternativa, já que o meio de transporte é o mais seguro do mundo e garante elevado conforto ao passageiro.

A Modernização do Aeroporto consolida Maringá como referência logística para o País. A primeira parte da modernização do Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, em Maringá, foi concluída. O investimento do governo federal, com contrapartida municipal, foi de R$ 81,5 milhões. Agora, o complexo aéreo passa a contar com a segunda maior pista de pousos e decolagens do Paraná, que passou de 2.100 metros para 2.380 metros. A reforma, iniciada em 2019, garantiu também a implementação de modernos instrumentos de auxílio de navegação aérea (ALS e ILS). Essa estrutura permitirá ao terminal se consolidar como importante ponto logístico nacional para o transporte de cargas. Com a nova pista, o empreendimento pode receber aviões cargueiros de todo o mundo. Alguns modelos transportam 50 toneladas de carga.

O novo investimento no aeroporto representa um salto para a infraestrutura de Maringá e do Paraná. A cidade terá condições de receber mais aviões de carga, movimentando toda a cadeia econômica. Isso vai significar mais emprego e mais renda para os paranaenses”, afirmou o governador Ratinho Junior.

ESTRUTURA –Parte desta estratégia está condicionada exatamente à nova pista para pousos e decolagens. O local passa a ter 2.380 metros de comprimento e 45 metros de largura, 162 metros mais longa do que a faixa principal do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que tem 2.218 metros.

Só é menor do que a pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, inaugurado em abril, com 2.858 metros, a maior do Sul do País.

O pátio do aeroporto de Maringá também foi ampliado para 12 posições de estacionamento de aeronaves e o aeroporto passa a contar com o Sistema de Iluminação de Aproximação (ALS), que permite pousos mesmo em condições climáticas adversas.

SEGUNDA ETAPA – A próxima fase da modernização do complexo já começou a ser planejada. Ela prevê a modernização da Torre de Controle, cujo Termo de Compromisso já foi assinado, e o projeto de ampliação do Terminal de Passageiros com a instalação de pontes móveis (fingers) para o embarque e desembarque, que já está sendo desenvolvido pela Infraero. 

VOE PARANÁ – Maringá também é peça-chave para o programa estadual Voe Paraná, o maior de aviação regional do País. O projeto foi retomado em setembro, após um ano e seis meses de inatividade em razão da pandemia da Covid-19.

Em parceria com a companhia paranaense Aerosul, já estão em operação voos diretos ligando Curitiba a cidades importantes do interior como ArapongasApucarana e Pato Branco. A empresa pretende até o fim do ano começar as ligações Curitiba-Londrina, Curitiba-Telêmaco Borba, Curitiba-Francisco Beltrão, Curitiba-União da Vitória, Curitiba-Cornélio Procópio, Curitiba-Guaíra, Curitiba-Guarapuava e Londrina-Foz do Iguaçu-Assunção (Paraguai).

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