Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Para manter a vida é preciso estar vivo


Por Gilson Aguiar Publicado 20/05/2020 às 11h48 Atualizado 23/02/2023 às 00h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quanto vale uma vida para você? Quanto vale a sua vida? A via dos seus filhos, quanto vale? Podemos acreditar em vida pós-morte ou não, mas o desejo para uma grande maioria é continuar vivo o mais tempo possível, há quem gostaria de uma vida prolongada, e alguns eterna. A grande parte quer a saúde do corpo. A vitalidade necessária para se manter neste mundo, se é que há outro. Se houver, porque não ficar um pouco mais.

O valor que você dá a vida é o mesmo valor que o outro tem o direito de dar. Se for um liberal, esta é a condição fundamental para que tudo se preserve. O direito privado ao corpo, a inviolabilidade da minha existência, minha propriedade natural. Posso ser punido pela lei dos homens, mas até onde vai o direito de tirarem minha existência? Onde repousa o direito de colocar a vida de outras pessoas em risco?

A vida vale muito. Todos argumenta sobre ela. A infantilidade de alguns generaliza o conceito entre diferenças ideológicas, “direita” e “esquerda”, seleciona o mundo entre “os bons” e “os ruins”. A infantilidade do extremo acredita sempre em uma grande conspiração. Simplifica a luta pela vida na lógica infantil dos “bandidos” e “mocinhos”, o “bem” e o “mal”. As coisas ficam mais fáceis de serem entendidas assim, mas é a forma mais superficial e mentirosa de definir o valor da vida.

Independente de qualquer definição, mais superficial ou profunda, a manutenção da sociedade é condição vital. Sem ela, nada se realiza. E se entendimento como uma mecânica implica na preservação de seu funcionamento. Ela precisa existir para continuar produzindo a vida tão desejada. A morte dos elementos que a impulsionam, as pessoas, é uma fatalidade crucial. Evitar a morte dos seres humanos é garantir o funcionamento desta engrenagem.

Se não considerarmos a sociedade uma máquina, mas a condição de existência da vida em sua particularidade e a condição coletiva como uma necessidade, temos que preservar a vida da mesma forma. A felicidade humana está na realização de suas possibilidades dentro da vida social. A perda de sua condição implica na morte da própria existência.

A inteligência está em que ações vamos tomar para preservar a vida da sociedade. O primeiro passo é encarar o problema, na dimensão que ele tem. Criar mecanismos de sobrevivência para que o imediato não seja solucionado e o problema maior agrave a condição de funcionamento daquilo que tanto defendemos se manter. Tem muita gente falando que o remédio não pode ter um efeito mais grave que a cura que ele promove, mas não há doença e nem efeito, independente da escolha o prejuízo será enorme. Diante disso, escolho a vida.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…

Geral

Comerciantes da 25 de março enfrentam interrupção de energia no centro de SP


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…


Lojistas da região da Rua 25 de março, no centro de São Paulo, tiveram problemas com o abastecimento de energia…