Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

20 de maio de 2024

Bacalhau Vinho & Cia. oferece boa foda na Páscoa (calma, isso é um prato)


Por Agência Estado Publicado 27/03/2024 às 18h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma foda de 39 horas, com tudo o que se tem direito: salmoura, longo cozimento em temperatura controlada e um tempinho de forno para caramelizar. Assim é feita a versão da Foda à Moda de Monção do Bacalhau Vinho & Cia., novidade sugerida para o domingo de Páscoa.

O prato, considerado uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal, é tradicional no município de Monção. Trata-se de um cordeiro assado no forno a lenha em cima de um alguidar de barro para pingar sobre o arroz, que é servido com o assado.

“Como não dá para assar um cordeiro inteiro aqui no restaurante, nós fizemos uma adaptação”, conta o chef Caique Pallas. O stinco foi o corte escolhido para brilhar na versão da casa. As peças são deixadas em salmoura, com sal grosso, páprica e folhas de louro, por três horas e, depois, seguem para cozimento no sous vide – essa etapa leva longas 36 horas a 63ºC.

Foda à Monção, do Bacalhau Vinho & Cia., leva 39 horas para ficar pronto.

Na hora de servir, o chef finaliza o cordeiro no forno para caramelizar a parte externa da carne, que chega à mesa ainda rosada no centro. Já o arroz caldoso, que é tradicionalmente servido como guarnição, é preparado na casa com o tipo bomba, além do caldo de cordeiro, e incrementado com a carne desfiada e em nacos.

O prato, que serve de duas a três pessoas, sai por R$ 280. Ele pode ser pedido no restaurante ou no delivery (nesse caso, convém encomendar com antecedência).

Que nome é esse?

Para começo de conversa, o termo “foda”, em Portugal, não tem a mesma conotação que recebe aqui no Brasil. Lá, a palavra é usada em referência a coisas muito boas, por exemplo, e não tem nenhum sentido sexual.

Diferentes histórias explicam o surgimento do nome do prato. A que está descrita no site da Câmara Municipal de Monção é a de que a Feira da Foda, onde era servido o tradicional cordeiro, teria ganhado esse nome por conta dos criadores de gado, que davam sal ao rebanho para que os animais bebessem muita água e parecessem mais gordos.

Compradores inexperientes, que desconheciam a tal manha, quando percebiam o mau negócio, exclamavam: “que grande foda!”.

O termo se popularizou tanto, que passou a ser também a alcunha do cordeiro à moda de Monção, que é ótima pedida para a Páscoa.

Serviço

Bacalhau Vinho e Cia.

Onde: R. Barra Funda, 1.067, Barra Funda. 3666-0381.

Funcionamento: 11h30/23h (dom. e 2ª até às 17h)

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Susana Vieira lança biografia e revela qual o maior papel da carreira


Susana Vieira, aos 81 anos de idade, deu uma entrevista ao Fantástico deste domingo, 19, em que fala sobre sua…


Susana Vieira, aos 81 anos de idade, deu uma entrevista ao Fantástico deste domingo, 19, em que fala sobre sua…

GMC+

Tony Ramos passa por mais uma cirurgia no crânio após distúrbio de coagulação


Tony Ramos passou por mais uma cirurgia após “apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos”,…


Tony Ramos passou por mais uma cirurgia após “apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos”,…

GMC+

Após vídeo, Diddy admite agressão a ex-namorada: ‘Imperdoável’


O cantor e produtor musical Sean Combs, também conhecido como Diddy, publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo, 19,…


O cantor e produtor musical Sean Combs, também conhecido como Diddy, publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo, 19,…