Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de maio de 2024

‘Experiência única’: locadoras seguem firmes em Maringá, oferecendo filmes ‘esquecidos’ pelos streamings


Por Rafael Bereta Publicado 25/06/2023 às 09h35 Atualizado 26/06/2023 às 16h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Entre 1980 aos anos 2000 para assistir um filme era preciso sair de casa e ir em um estabelecimento escolher o longa que desejava. Foto: Montagem GMC Online.

Quem nasceu em época de streaming e em um mundo já altamente conectado pode não ter ouvido falar muito sobre as locadoras de vídeos. Entre 1980 e os anos 2000, para assistir um filme era preciso sair de casa e ir em um estabelecimento escolher o longa que desejava e alugar. Esse método se tornou uma verdadeira febre na época.

Em Maringá, a Fantasy Video, locadora de Marcelo Manilia, 66, pode ser considerada um “tesouro escondido” na Vila Operária, na Avenida Brasil.

Em um espaço histórico que já foi hotel/restaurante e clínica de repouso em outros tempos, o prédio da Fantasy Video passou a abrigar a locadora em 1988, tornando-se referência em matéria de filmes para o público local. No mesmo local há 35 anos, a fachada se tornou um marco para o público maringaense oferecendo uma grande variedade de títulos para locação.

“Tudo começou comigo e com meu irmão. Hoje minha esposa fica no estabelecimento comigo. Com certeza pegamos uma boa fase. Ainda existe procura de filmes para pesquisa e estudo. O que tenho observado é que as pessoas mais velhas que viveram essa época vêm com os netos para alugar filmes e as crianças acabam conhecendo um pouco sobre a locadora”, explica o proprietário de uma das locadoras de Maringá, Marcelo Manilia.

Ao longo do tempo, o comércio inovou ao ficar aberto aos domingos/feriados, criando um disk filmes e oferecendo uma sala de vídeo para quem não tinha videocassete, um aparelho de reprodução de VHS ainda muito caro na época.

“Nós ganhamos o prêmio de ‘melhor locadora do Paraná’ pelo jornal O Estado do Paraná”, recorda o proprietário Marcelo, dizendo que os clientes ecléticos fizeram com que o acervo fosse variado e conhecido pelos clássicos.

O proprietário ainda ressalta que um dos motivos pelo qual muitos clientes ainda buscam a locação é o fato de muitos filmes não estarem disponíveis nas plataformas digitais. “A nossa locadora se mantém firme até hoje pois investimos em filmes clássicos fora do popular, filmes para pesquisa que muitas vezes não se encontram em plataformas de Streaming, como assuntos de psicologia, direito. História. Estamos arrumando agora nosso acervo para entregar o melhor para quem ainda consome”, diz.

Além da fidelidade de clientes que continuam frequentando o estabelecimento, outro fator que contribui para a sobrevivência da locadora foi adaptar o espaço com outros serviços que atendessem a necessidade do dia a dia das pessoas.

Foto: Rafael Bereta/GMC Online

“Isso foi uma adaptação à necessidade do cliente, como instalar uma lan house para os clientes imprimirem um boleto e outros tipos de documentos. Então, fomos nos encaixando com esses serviços com o passar dos anos. Para mim é uma alegria, já poderia esta aposentado, mas estar lá, rever os amigos não tem preço”, ressalta Marcelo.

Em todos os anos de acordo com Manilia, os filmes mais alugados em seu estabelecimento foram Ghost, Titanic, Robocop, Rambo e ET, longas que trazem uma memória afetiva ao público e são procurados até hoje.

Cliente até hoje

Amante da sétima arte, o cliente Cássio Lima, 53, continua assíduo na locadora de Marcelo e toda semana aluga um filme. Os gêneros que são mais alugados por ele são os de ação e adulto. Apesar de ter um bom acervo em sua casa, o local para ele traz muita nostalgia. “Eu vou na locadora até para ler o que está atrás do encarte dos DVDs, além de conversar com as pessoas. Isso é muito bom”, disse ao GMC Online.

Games e filmes

Outra locadora de vídeo que fez muito sucesso em Maringá foi a ‘All Games’. Fundada em 5 de setembro de 1991, ela ficou conhecida por oferecer mais de 20 mil filmes em seu acervo. Apesar da variedade, o local começou alugando somente jogos de videogame e em 2004 os filmes também foram incluídos, por surgir muita demanda.

“Sempre fomos um local que alugava videogames. A empresa foi fundada em 5 de setembro de 1991 e ficamos nesse ramo de games até meados de 2004. Foi então que adicionamos os filmes, pois a procura por eles em nossa loja cresceu demais”, explica o gerente da locadora, Rogério Cardoso.

Apesar do fim de muitas locadoras de filmes com o surgimento da era de streaming, a locadora continuou recebendo um bom público que alugava vários filmes para estudo.

“Continuamos alugando filmes até julho do ano passado, que foi quando desativamos não porque queríamos, mas porque a fabricação de DVDs em Manaus parou. Durante alguns meses chegamos a receber filmes novos direto dos Estados Unidos, pois a bolacha do filme vinha em inglês e só a capa estava traduzida. Até hoje o cliente vem atrás de lançamento e explicamos que não tem mais, além de muitos estudante que nos ligam e nos procuram pedindo para alugar filmes antigos para pesquisa pois não encontra nos streaming”, ressalta.

Venda de DVDs

Após desativado o aluguel de DVDs, Rogério explica que os 20 mil filmes que possuem ainda estão em uma edícula e são vendidos para todo o Brasil pela internet. Segundo ele, todos os dias pessoas do Brasil inteiro compram vários filmes.

“Hoje o acervo da locadora tem muito mais que 10 mil filmes e isso não se encontra nos streamings. Por isso, nossos filmes estão em uma edícula que fica no fundo da minha casa e estão sendo anunciados na Shoppe. Todos os dias despacho filmes para várias regiões do Brasil, desde Acre até o Rio Grande do Sul”, conta.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Morre fundador e ex-vocalista do Chiclete com Banana aos 64 anos


Edmilson de Amorim Ferreira, o Missinho, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira, 16, em Salvador. O cantor foi um dos…


Edmilson de Amorim Ferreira, o Missinho, morreu aos 64 anos nesta quinta-feira, 16, em Salvador. O cantor foi um dos…