Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Livro Esquizopó conta história de jornalista com drogas


Por Redação GMC Online Publicado 08/05/2024 às 08h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00
image-21-12
Foto: Divulgação

A luta contra a dependência química, insanidades, falhas de caráter, prisão, crime, o poder destrutivo das drogas e resiliência são temas centrais do livro Esquizopó: Entre o Mundo Fantasioso da Cocaína e a Realidade, que será lançado neste mês pelo jornalista e terapeuta, Eduardo Xavier, pela editora Viseu.

Na obra, o autor narra a experiência sobre a dependência química e descreve a rotina de meses em um centro terapêutico que esteve internado para tratamento da doença, incluindo a violência e problemas éticos e legais da clínica. O relato abrange desde as dificuldades enfrentadas até a reflexão sobre a própria vida, resultando em uma jornada de superação e transformação pessoal.

O autor demonstra um estilo de escrita envolvente, com uma escolha
cuidadosa de linguagem que cativa o leitor desde as primeiras páginas. O tom adotado e a voz narrativa contribuem para a imersão na história. Os personagens são reais e autênticos, pois são baseados em vivências reais de Xavier.

A obra aborda temas universais, como a busca pela redenção, o enfrentamento à dependência química e a importância da sobriedade. As mensagens transmitidas são impactantes e ressoam com a experiência humana. “O livro vem de uma necessidade de escrever como forma de exorcizar meus demônios e de um propósito em ajudar outras pessoas na jornada da sobriedade”, diz o autor.

A história de Esquizopó é habilmente estruturada, com pontos de virada bem definidos e uma progressão narrativa que mantém o interesse do leitor. O uso de flashbacks e outros elementos contribui para a narrativa.

Ainda do ponto de vista narrativo, o autor se alinha com a proposta da obra ao proporcionar conexão íntima entre o leitor e os acontecimentos, enriquecendo a narrativa com metáforas e descrições vívidas.

Esquizopó tem sua relevância ao explorar questões contemporâneas, como a dependência química e o preconceito em relação à doença, tornando-se uma contribuição valiosa para o cenário literário atual ao combinar uma trama envolvente com reflexões profundas sobre superação.

Sinopse do livro

Os motoqueiros me enlouqueciam. Chegava a abordar alguns para perguntar quanto estavam ganhando para “fazer o serviço” de me perseguir para recolher informações sobre minha rotina. Sozinho em casa, revirava o guarda-roupas atrás de alguma escuta escondida ou câmera. Procurava eletrônicos que pudessem estar me espionando debaixo do sofá, nos armários da cozinha, dentro de eletrodomésticos, de eletrônicos, no aparelho de tevê, em controles remotos, nos relógios, no meio do colchão. O helicóptero que sobrevoava o bairro me irritava. A ex-namorada era alvo constante de ataques digitais com a paranoia como combustível.

Era assim que me sentia o tempo todo no uso desenfreado de cocaína e álcool, com pensamentos conturbados, mania de perseguição, delírios, obsessão, mergulhado na raiva, uma erupção de sentimentos negativos inflamados por dias sem dormir, intolerância e um perigoso isolamento.

Esquizopó é a junção da cocaína e insanidades cometidas sob os seus efeitos. As narrativas sinceras e destemidas mostram a deterioração do caráter no uso da substância e o tratamento com uma rotina de conflitos, desafios e condições precárias em um centro para dependentes químicos. A reflexão sobre a vida resulta numa jornada de superação e transformação pessoal. Redenção. A obra deixa enraizado que a dependência química é uma doença e atenta ao fato de dependentes serem alvo de preconceito. A obra aborda temas universais, a luta contra a dependência química e a importância da sobriedade.

Minibiografia do autor

Eduardo Xavier atua como terapeuta em dependência química, com serviço de terapia on-line (site xavierterapia.online) e é criador de conteúdo sobre a doença no Instagram e Facebook (@loucuraficarsobrio).

É jornalista, graduado em Comunicação Social — Habilitação em Jornalismo em 1998, com experiências como repórter e editor no jornal O Diário do Norte do Paraná, em Maringá (PR); repórter no site i44 News, em Campo Mourão (PR); repórter no jornal Metro, em Maringá; repórter do Portal Terra, em Presidente Prudente (SP); repórter do jornal Tribuna Impressa, em Araraquara (SP), repórter no Jornal de Marília, em Marília (SP); repórter nos jornais O Imparcial e Oeste Notícias, em Presidente Prudente; e correspondente na província de Gunma, no Japão, da revista Made in Japan. Trabalhou na produção de programas jornalísticos na RIC TV (Record) e TV Tibagi (SBT), em Maringá.

image-21-14
Eduardo Xavier, autor do livro Esquizopó | Foto: Divulgação

Livro

Título: Esquizopó: Entre o Mundo Fantasioso da Cocaína e a Realidade
Autor: Eduardo Xavier
Páginas: 150 – 1ª edição
Editora: Viseu
{A venda do livro começa no dia 31 de maio, versão e-book na Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal); e o livro impresso na Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino}.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
GMC+

Susana Vieira lança biografia e revela qual o maior papel da carreira


Susana Vieira, aos 81 anos de idade, deu uma entrevista ao Fantástico deste domingo, 19, em que fala sobre sua…


Susana Vieira, aos 81 anos de idade, deu uma entrevista ao Fantástico deste domingo, 19, em que fala sobre sua…

GMC+

Tony Ramos passa por mais uma cirurgia no crânio após distúrbio de coagulação


Tony Ramos passou por mais uma cirurgia após “apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos”,…


Tony Ramos passou por mais uma cirurgia após “apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos”,…

GMC+

Após vídeo, Diddy admite agressão a ex-namorada: ‘Imperdoável’


O cantor e produtor musical Sean Combs, também conhecido como Diddy, publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo, 19,…


O cantor e produtor musical Sean Combs, também conhecido como Diddy, publicou um vídeo em seu Instagram neste domingo, 19,…