Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

Saudades de MSN? Novo serviço revive mensageiro que bombou nos anos 2000


Por Agência Estado Publicado 21/02/2024 às 18h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O ano é 2004. Você tem 15 anos e suas preocupações variam entre postar o testemunho perfeito no Orkut e escolher a única foto do dia a ser publicada no Fotolog antes do tempo na lan house acabar. A sua playlist com arquivos MP3 de baixa qualidade e origem duvidosa alternam entre hits de Charlie Brown Jr., Evanescence e Black Eyed Peas. E todas as suas conversas com amigos e contatinhos acontece no MSN Messenger. Sentiu saudades? Infelizmente, a máquina do tempo ainda não foi inventada, mas um novo serviço para PCs tenta alimentar uma pontinha dessa nostalgia.

Ele se chama Escargot e recria quase todas as funções do antigo Messenger, também conhecido como MSN, da Microsoft. Disponível gratuitamente nas versões web e desktop, basta os usuários se cadastrarem para reviverem a experiência do principal programa mensageiro dos anos 2000.

No sábado, 10, um vídeo publicado no TikTok viralizou ao mostrar uma usuária acessando o serviço aposentado em 2013. O truque era o Escargot.

Desenvolvido em parceria com o NINA, projeto dedicado à recriação de plataformas antigas, como ICQ, o Escargot usa engenharia reversa (que decodifica os códigos da plataforma-base) para replicar praticamente todas as funções do original. No entanto, os usuários precisam começar do zero, criando uma nova conta e adicionando contatos, sem acesso ao perfil anterior ou histórico de mensagens.

Embora o app seja gratuito e ofereça uma oportunidade de reviver a era do MSN, sua utilidade nos tempos atuais é questionável. As ferramentas de comunicação evoluíram consideravelmente desde então, e o Escargot pode ser mais uma experiência nostálgica do que um recurso prática para o dia a dia.

Para quem não viveu, vale lembrar: o MSN Messenger, lançado em 1999 pela Microsoft, rapidamente se tornou um fenômeno de comunicação online. Originalmente um simples app de bate-papo em tempo real, o programa evoluiu ao longo dos anos, foi integrado ao Windows e foi rebatizado como Windows Live Messenger em 2005.

Com 330 milhões de usuários em todo o mundo em seu auge, o Messenger foi um marco na história da comunicação digital. No entanto, com o surgimento dos smartphones e a ascensão de aplicativos concorrentes, como o Skype, a Microsoft optou por descontinuar o serviço em 2013, encerrando uma era da internet.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GMC+

Paris Hilton relata as agressões sofridas na adolescência: ‘abusos disfarçados de terapia’


Paris Hilton discursou no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, sobre a série de abusos que sofreu durante a…


Paris Hilton discursou no Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, sobre a série de abusos que sofreu durante a…

GMC+

BBB 24: Davi diz que percebeu que seria campeão quando recebeu sapatos da final; entenda


Davi, campeão do ‘Big Brother Brasil 24’, revelou que percebeu que teria grandes chances de ser o vencedor do reality…


Davi, campeão do ‘Big Brother Brasil 24’, revelou que percebeu que teria grandes chances de ser o vencedor do reality…

GMC+

Murilo Benício comprou apartamento ‘assombrado’ de Adriana Esteves: ‘bati boca com o fantasma’


O ator Murilo Benício foi um dos convidados do ‘Que História É Essa, Porchat?’ na terça-feira, 16, e revelou que…


O ator Murilo Benício foi um dos convidados do ‘Que História É Essa, Porchat?’ na terça-feira, 16, e revelou que…