Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Portugal bate a Holanda e vence a primeira edição da Nations League


Por Folhapress Publicado 09/06/2019 às 21h00 Atualizado 22/02/2023 às 21h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Portugal continua reinando nas competições europeias. Três anos após vencer a Euro, Cristiano Ronaldo e companhia conquistaram também a primeira edição da Nations League, o novo torneio lançado pela UEFA no ano passado. Diante da sua torcida, no Estádio do Dragão, o escrete português venceu a Holanda por 1 a 0, neste domingo (10), com gol de Gonçalo Guedes, e ergueu mais uma taça.

Após uma primeira etapa repleta de pressão e chances perdidas, o time português teve sua persistência premiada somente aos 15 do segundo tempo. Gonçalo Guedes recebeu de Bernardo Silva e chutou com força para marcar o único gol da vitória lusitana.

Este é o segundo grande título da história da seleção portuguesa. O primeiro havia sido em 2016, quando venceu a França na final da Eurocopa. Já a Holanda continua amargando um jejum de títulos que se arrasta desde 1988, quando conquistaram sua única Euro.

Durante o primeiro tempo, Portugal só não chegou ao gol porque a defesa da Holanda, comandada pelos badalados Van Dijk e De Ligt, não deram espaço ao time da casa. Com Cristiano Ronaldo bem marcado, Bruno Fernandes ficou mais à vontade para arriscar e somou oito tentativas. Ao todo, os 45 minutos iniciais contaram com 12 finalizações dos portugueses contra nenhuma da Holanda.

Todo esse esforço foi recompensado no segundo tempo, aos 15 minutos. Bernardo Silva desceu com velocidade e encontrou Gonçalo Guedes, que mandou um chutaço para as redes. A Holanda enfim acordou após o gol, mas suas melhores oportunidades acabaram ficando nas mãos de Rui Patrício, que cresceu conforme foi exigido.

A seleção holandesa esbarrou mais uma vez em um antigo fantasma: a derrota em fases decisivas. Além das três históricas derrotas em finais de Copas do Mundo, a Holanda amargava um retrospecto complicado nos últimos anos, ficando de fora da última edição da Euro e do Mundial. Apesar de mais uma decepção na conta, a Laranja Mecânica (que hoje vestiu um alternativo azul bebê) apresentou um bom futebol e provou nesta Liga das Nações que é uma das seleções mais promissoras neste ciclo até a Copa de 2022.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação