Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Às vésperas de partida, jogadora é impedida de atuar em time misto por causa da idade


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 30/07/2021 às 16h45 Atualizado 20/10/2022 às 13h01
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Bia, de 11 anos, representa o time sub-12 de futsal de Maringá no campeonato paranaense | Foto: Reprodução/Instagram

No Paraná, não tem campeonato de futsal para meninas nas categorias abaixo da categoria sub-12, ou seja, com 12 anos ou menos. Mas a Federação de Futsal permite que elas joguem com os meninos em times mistos. É uma forma de estimular as jogadoras e evitar que elas desistam do esporte.

A resolução que está no site da Federação Paranaense de Futebol de Salão diz que os times masculinos do sub-7 ao sub-11 podem ter até quatro meninas. A jogadora da equipe de futsal sub-12 de Maringá, Beatriz Ferreira da Silva, a Bia, tem 11 anos, mas completa 12 agora em 2021.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

No começo do ano, o técnico de Bia, Pietro de Souza Bettin, inscreveu o time no campeonato paranaense e não houve oposição.

Mas agora veio a ordem. Bia não pode jogar no time. E o próximo jogo é nesse sábado, 31, contra o Academia de Futsal de Londrina, em Itambé. Pietro e a família da jogadora estão se mobilizando para reverter a decisão da Federação. Pietro questiona por que a Federação não se posicionou no momento da inscrição do time.

“Nós chegamos até cogitar não participar mais da competição, por não concordar com essa decisão, mas a gente entende que não podemos desprivilegiar os meninos que estão treinando e focados. […] Foi feito uma ficha para a Federação, cópias de documentos dos pais, atestado médico, foto, inclusive na foto dá para ver que é uma menina, cópia do RG diz feminino, estava tudo ok, com nome registrado no BID e ela jogou duas partidas, inclusive marcando três gols”, relatou o técnico.

Nas redes sociais, Bia, que pelo jeito tem um futuro brilhante nas quadras de futsal, mas é tímida no dia a dia, postou um apelo em vídeo. Assista abaixo:

A Federação de Futsal do Paraná diz que a resolução é clara e está disponível no site. Segundo a Federação, meninas que completam 12 anos em 2021, como é o caso da Bia, podem disputar o campeonato estadual de base feminino sub-13, que será realizado em setembro e em outubro. Mas por causa da polêmica, o caso da Bia está sendo avaliado pelo departamento jurídico da Federação.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Esportes

Roma empata com a Juventus em casa e continua seis pontos distante da rival na luta por G-4


A briga pelo G-4 do Campeonato Italiano continua acirrada. Mas melhor para a Juventus, que conseguiu segurar a Roma fora…


A briga pelo G-4 do Campeonato Italiano continua acirrada. Mas melhor para a Juventus, que conseguiu segurar a Roma fora…

Esportes

São Paulo aproveita expulsão no começo e supera o Vitória com dois de Luciano


O São Paulo venceu o Vitória por 3 a 1 neste domingo, em jogo da quinta rodada do Brasileirão, no…


O São Paulo venceu o Vitória por 3 a 1 neste domingo, em jogo da quinta rodada do Brasileirão, no…

Esportes

Athletico-PR acerta a trave quatro vezes, mas ganha 8ª seguida em casa e afunda o Vasco


O Athletico-PR deu mostras neste domingo que pode ser uma das surpresas na briga pelo título do Brasileirão. Mostrando força…


O Athletico-PR deu mostras neste domingo que pode ser uma das surpresas na briga pelo título do Brasileirão. Mostrando força…