Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de maio de 2024

Seleção de basquete escolhe Petrovic como técnico e traz reforço da NBA para comissão técnica


Por Agência Estado Publicado 18/04/2024 às 12h40
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou nesta quinta-feira o retorno de Aleksandar Petrovic ao posto de treinador da seleção masculina. O croata de 65 anos, que treinou a equipe de 2017 a 2021, foi contratado após a inesperada saída de Gustavo de Conti, comunicada na quarta. Depois de não conseguir levar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio, disputados em 2021, Petrovic terá uma nova chance no Pré-Olímpico marcado para junho, valendo vaga nos Jogos de Paris-2024.

“Estou muito feliz de retornar ao comando da seleção brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris”, comentou Petrovic.

Junto do novo comandante, nomes expressivos do basquete nacional chegam à seleção para integrar a comissão técnica. Primeiro brasileiro campeão da NBA, Tiago Splitter é um dos integrantes do estafe. O ex-ala-pivô vem trabalhando como auxiliar de Ime Udoka no Houston Rockets desde o ano passado.

Ex-jogadores da seleção, Helinho Garcia, treinador do SESI Franca, e Demétrius Ferracciú, do Paulistano, também integram o corpo técnico, assim como o jovem Bruno Savignani, hoje no Betis, da Espanha.

Na passagem anterior pela seleção, Petrovic chegou à final do Pré-Olímpico de Split, mas perdeu para a Alemanha e ficou sem a vaga em Tóquio. Em 2019, classificou a equipe para a Copa do Mudo de 2019. Foram 33 jogos neste período, com 26 vitórias, alcançando um aproveitamento de 78%. O Brasil superou rivais como Argentina, Montenegro, Croácia, Grécia, Nova Zelândia e Polônia.

“Ele é respeitado em todo o mundo e conhece os desafios que teremos diante das equipes europeias nesse Pré-Olímpico. Ele tem a nossa total confiança, ao lado do Splitter e de toda a comissão técnica”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Júnior.

Última chance de classificação para os Jogos de Paris-2024, o Pré-Olímpico será disputado na Letônia entre 2 e 7 de julho, duas semanas antes do início do grande evento esportivo. Na primeira fase, a seleção enfrentará Camarões e Montenegro. Caso avance às semifinais, terá Letônia, Filipinas ou Geórgia pela frente. Somente o campeão garante a vaga olímpica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Dupla formada por André e George confirma vaga para Paris-2024 no vôlei de praia


André e George vão disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira. A primeira vaga do vôlei de praia…


André e George vão disputar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na carreira. A primeira vaga do vôlei de praia…

Esportes

Senna é celebrado por Corinthians, seu time de coração, e pelos adversários


No dia em que se completam 30 anos da morte de Ayrton Senna, os perfis de Pelé, do técnico Abel…


No dia em que se completam 30 anos da morte de Ayrton Senna, os perfis de Pelé, do técnico Abel…

Esportes

Bicampeão em Madri, Alcaraz permite a virada para Rublev e é eliminado nas quartas de final


Carlos Alcaraz não vai defender o bicampeonato do Masters 1000 de Madri, onde vinha de 14 vitórias seguidas. O tenista…


Carlos Alcaraz não vai defender o bicampeonato do Masters 1000 de Madri, onde vinha de 14 vitórias seguidas. O tenista…