Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Expoingá será ‘invadida’ por dinossauros de até 8 metros de altura


Por Redação GMC Publicado 07/05/2019 às 19h57 Atualizado 21/02/2023 às 12h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Expoingá 2019 vem com mais uma atração na área do conhecimento e diversão: O Mundo dos Dinossauros, com uma exposição que reúne cerca de 18 peças entre esculturas realistas e réplicas dos dinossauros, além de mais de 300 plantas naturais que já existiam na era jurássica e estão presentes até hoje no meio ambiente. A mostra será aberta nesta quinta-feira (9).

A ação é promovida pela Sociedade Rural de Maringá (SRM) e conta com a parceria do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A exposição também conta com peças do museu da instituição, como fósseis autênticos e réplicas científicas, que exploram história e biodiversidade.

Os dinos foram construídos pelo artista plástico Jonas Correa, de Quatro Barras (PR), com as características anatômicas realistas. Um tiranossauro, por exemplo, chega a medir 8 metros de altura por 3 de comprimento.

“Vamos retratar o passado e o presente da biodiversidade. A ideia é que o trabalho seja recreativo e educativo. Mesclando o passado e o presente, a pessoa, ao visitar, pode refletir sobre o processo evolutivo de alguns animais, cujos os dinossauros podem ter sido seus ancestrais, como as aves”, explica o professor e pesquisador Marcílio Hubner, da UEM.

Segundo ele, as plantas escolhidas para o cenário existem desde o período carbonífero, antes mesmo dos dinossauros, e muitas delas serviram de alimento para as espécies herbívoras, como palmeiras, cycas revolutas (ou cicas, como são popularmente conhecidas), araucárias, entre outras. “Não se modificaram através dos anos. Mantém as mesmas características desde os tempos mais remotos”, acrescenta.

A 47ª Expoingá trabalha com ações ligadas ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS), dentro de várias de suas atrações e projetos expostos ao longo dos dias da feira. Esta ação atende o 4º e o 11º da lista dos 17 ODS fixados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata educação de qualidade, cidades e comunidades sustentáveis.

Serviço

A exposição está no Centro de Eventos do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, durante todos os dias da Expoingá 2019.

 

Fotos: Divulgação/SRM

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação