Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

A Nova Lei de Licitações


Por Engenharia Urbana - Diego Sanches Publicado 21/10/2019 às 21h00 Atualizado 24/02/2023 às 12h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Congresso Nacional tem sido protagonista nos noticiários dos últimos meses. Isso porque está em discussão a polêmica Reforma da Previdência e, provavelmente em breve, a Reforma Tributária.

Entre as pautas de maior repercussão, as atividades cotidianas permanecem. Comissões especiais, audiências, consultas, requerimentos e a discussão de outros projetos de lei.

Afinal, o Congresso é o representante nacional do Poder Legislativo e cabe a ele… LEGISLAR.

A criação e atualização da legislação é necessária e não seria diferente com a Lei Federal nº 8.666/1993, conhecida como Lei de Licitações, que completou 26 anos em junho.

Em breve ela deve ser atualizada com a aprovação do Projeto de Lei nº 1.292/1995. Sim, o projeto também é antigo. Sua discussão se arrastou por duas décadas e culminou em um texto aprovado em setembro na Câmara dos Deputados.

Como a autoria é do Senado e houve modificações no texto original, a matéria volta à câmara alta, onde será novamente debatido e analisado. Caso seja aprovado, irá para sanção presidencial, última etapa antes de se tornar uma lei.

A imagem abaixo detalha o fluxo para aprovação dos projetos de lei no Congresso Nacional:

E o que vai mudar se o projeto for aprovado?
Destacamos aqui as propostas de alteração da atual Lei de Licitações e as dividimos em três categorias:

1. Modalidades:
Continuam a existir o Pregão, a Concorrência, o Concurso e o Leilão. Entra em cena o “Diálogo Competitivo”. Modalidade nova no Brasil é utilizada na União Europeia desde 2004. Consiste na conversa prévia entre gestores e candidatos para a definição da melhor solução ao que precisa ser resolvido.

Ele é aplicável em setores que passam por inovação constante ou requerem tecnologia avançada. Nessas situações, o poder público sozinho não conseguirá definir a melhor solução sem consultar os especialistas. Após as conversas prévias, a administração define os critérios e os concorrentes lançam suas propostas.

2. Fases:
Atualmente a apresentação de documentos comprobatórios de habilitação dos concorrentes é feita antes da abertura dos envelopes com as propostas. Segundo o novo texto, primeiro as propostas serão analisadas e apenas o vencedor precisará comprovar sua habilitação. Caso ele falhe, passa-se ao segundo colocado e assim por diante.

3. Continuidade:
Abre-se também a possibilidade de continuar uma obra na qual tenham sido encontradas irregularidades.

“Como assim? Os responsáveis ficarão impunes?”

Não! Entretanto os gestores poderão decidir pela continuidade da obra e ao mesmo tempo aplicar penalidades sobre os responsáveis.

Essa mudança baseia-se na situação atual das obras públicas. Segundo o Tribunal de Contas da União, 14.403 obras financiadas pelo Governo Federal estão paralisadas. O que representa 37% do total.
Esses empreendimentos somados já consumiram R$ 10,8 bilhões já e ainda não trouxeram retorno à população.

Por isso, ao encontrar irregularidades, a administração pública deverá pesar os custos financeiros e sociais para definir quais providências tomar.

Vale destacar que não temos nada concreto, já que o PL 1.292/1995 ainda não foi aprovado. Entretanto, seguimos acompanhando sua tramitação, pois após tantos anos podemos ter novas regras para as licitações.

Seu município tem obras paralisadas?

A Nova Lei de Licitações pode ajudar a mudar essa realidade?

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…