Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de maio de 2024

15ª Regional de Saúde notifica Prefeitura de Maringá por vacinar adolescentes sem comorbidades


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 20/09/2021 às 13h08 Atualizado 20/10/2022 às 16h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Aldemir de Moraes/PMM

Nesta segunda-feira, 20, a Secretaria de Saúde de Maringá está vacinando gestantes, lactantes e puérperas com 17 anos ou mais contra o coronavírus. Para a população geral a faixa etária vacinada com a primeira dose voltou a ser de 18 anos ou mais. 

Na sexta-feira, 17, Maringá tinha avançado para a faixa de 17 anos, com vacinas da Pfizer.

Por essa medida, a prefeitura foi notificada. A 15 ª Regional de Saúde (RS) emitiu a notificação como um alerta, diz o diretor Ederlei Alkamim. 

É que a vacinação de adolescentes de 17 anos sem comorbidades não estava de acordo com o Plano Nacional de Imunização e para este público específico ainda não há lotes de vacinas destinados pelo Ministério da Saúde. 

É até inviável o registro no sistema nacional que controla as doses aplicadas.

“O município acabou antecipando e a gente notificou nesse sentido. Existiam doses específicas para esse público. A preocupação nossa é que todas as pessoas acima de 18 anos recebam sua vacina, que isso não possa sobrepor um grupo ao outro e faltar doses para aqueles que era prioridade naquele dia ou naquela remessa enviada pela Secretaria Estadual de Saúde”, explica Alkamin.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para comentar o caso e a Secretaria de Comunicação informou que está verificando a situação. Em Apucarana, nesta segunda-feira, 20, estão sendo vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. 

Confira a nota da Prefeitura de Maringá sobre o caso:

“A 15ª Regional de Saúde ratificou a recomendação do Ministério da Saúde. A Prefeitura já tinha conhecimento da recomendação e optou por dar continuidade à vacinação 17 anos. Hoje [segunda-feira, 20] estamos aplicando as doses nas grávidas e puérperas. Quando chegar o novo lote de imunizantes, a Prefeitura vai analisar como deverá proceder”.

Reportagem atualizada às 10h14 do dia 20/9 para acrescentar a nota da Prefeitura.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação