Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Superlua rosada poderá ser vista no céu de Maringá nesta terça


Por Matheus Hernandes Publicado 06/04/2020 às 14h55 Atualizado 23/02/2023 às 13h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Especialistas mostram que abril será um mês com muitos fenômenos astronômicos. Alguns poderão, inclusive, ser observados a olho nu. É o caso da superlua rosada que ocorre nesta terça-feira, 7. 

Possível de ser visualizado facilmente no céu de Maringá, a partir das 18h15, o fenômeno ocorre ocorre quando a lua cheia está no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu, explica Maico Zorzan, professor e astrônomo amador.

O nome de superlua rosada é dada a mais brilhante durante o ano, contudo o nome não é muito bem visto no meio científico. “A lua não vai ficar rosa”, afirma Zorzan. “Esse termo rosada se deu por ser um nome dado no hemisfério norte, e lá como é primavera, coincide com a florada de uma flor rosa, típica do hemisfério”, complementa.

O brilho emitido pela lua será de um laranja-dourado, ficando mais brilhante com o adentrar da noite. Mas, logo no nascer às 18h15 (horário de Brasília) será possível observar o brilho.

Esta será a terceira e última superlua de 2020, a próxima poderá ser vista somente em maio de 2021.

Como registrar?

A ideia de muitos quando observam o céu é tentar registrar o momento. Porém, conseguir uma bela e fiel imagem da lua nem sempre é uma tarefa fácil. “Fotografar a lua exige uma câmera com um bom zoom”, afirma o astrônomo amador. 

Segundo ele, não existem grandes diferenças do ponto de vista da observação entre a lua cheia e a superlua. A grande luminosidade, nos dois casos, atrapalha a visualização dos detalhes. 

No entanto, para tentar um registro mais fiel, a primeira recomendação é usar um tripé ou apoiar a câmera em um lugar estável. “Usar uma velocidade de captura bem rápida e ajustar depois via app ou software” também são alguns conselhos, conforme Zorzan. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação