Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Moradora de Sarandi morre aos 100 anos e deixa mais de 40 netos


Por Nailena Faian Publicado 02/02/2020 às 13h37 Atualizado 24/02/2023 às 03h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Aos cem anos, Maria Francisca Soares esbanjava alegria. Mesmo com a saúde limitada, ela não deixava de sorrir, conforme recorda um dos 13 filhos que ela gerou, José Donizete Soares.

Maria Francisca morava em Sarandi. Completou cem anos internada em um hospital em Maringá. Passou 23 dias hospitalizada e morreu na manhã da última segunda-feira, 27, com diagnóstico de pneumonia.

Antes de ser internada, a idosa levava uma vida tranquila morando com uma das filhas. Não tinha problemas de saúde, apresentava alguns esquecimentos às vezes, o que não é fora do comum para uma centenária.

“Era uma pessoa muito alegre, fez muito pela gente. Gostava de ir na igreja. Até os 96 anos ela ia na igreja sozinha e ainda fazia tudo sozinha, ia pagar as continhas dela”, recorda José Donizete.

Maria Francisca foi uma mãezona. Passou a vida cuidando dos filhos e da casa até se aposentar. Perdeu o marido em 1980, quando ele ainda tinha apenas 63 anos, vítima de doença de chagas.

A perda do marido a deixou muito abalada. Mas a grande família a ajudou a superar a dor. E coloca grande nisso: são 43netos, 63 bisnetos e 29 trinetos.

“Quando ela fez 80 anos fizemos uma festa e juntamos toda a família. Quase não coube todo mundo no local de tanta gente”, lembra rindo o filho José Donizete.

As lembranças que ficam são boas e deixam saudades. Maria Francisca Soares foi sepultada no Cemitério Municipal de Maringá no último dia 28. O túmulo fica na quadra 6, linha 12, sepultura 17. 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação