Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Catedral ganha espaço em capa de cartilha do Ministério do Turismo


Por Redação GMC Publicado 30/10/2018 às 14h58 Atualizado 18/02/2023 às 19h09
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Catedral de Maringá ilustra a capa de uma cartilha do Ministério do Turismo (MTur). A igreja aparece ao lado de outros monumentos nacionalmente conhecidos, como o Cristo Redentor e a Catedral de Brasília. Para entidades maringaenses e da região que trabalham pelo turismo, a presença da Catedral de Maringá na publicação comprova o potencial turístico da cidade.

É o que afirma a superintendente executiva do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Yara Linschoten. “Temos aí uma prova de que Maringá se consolida cada vez mais como destino para turistas. Trata-se de um símbolo que revela a vocação local para o turismo, mas não apenas religioso. Nossa cidade é destino de turistas que desembarcam aqui para eventos em geral, negócios e competições esportivas, por exemplo”, comenta.

Wanda Pille é presidente da Rede de Turismo Regional (Retur). Ela também comemora a presença da Catedral de Maringá na capa da cartilha. “Vejo isso como um reconhecimento da importância de Maringá no contexto do turismo”, diz.

“A gente sabe que Maringá esta sendo destacada pela qualidade de vida e por muitos outros motivos e o turismo é isso: é destacar a sua região para que ela promova uma vontade para as pessoas irem conhecer ela”, completa.

Essa cartilha do MTur foi elaborada para auxiliar parlamentares na elaboração de emendas que beneficiam o setor. Na prática, ela orienta deputados federais e senadores que pretendem direcionar recursos para ações ou obras turísticas em suas bases eleitorais. O prazo para acessar o sistema online do Congresso Nacional e cadastrar emendas ao Projeto de Lei Orçamentário de 2019 – PLOA 2019 encerra no dia 1º de novembro.

A cartilha parlamentar explica que as ações que podem contar com recursos de emenda devem ser preferencialmente destinadas aos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de priorização técnica e financeira da Pasta. O país tem, hoje, 3.285 municípios com vocação turística – cidades com capacidade de receber visitantes e que têm economia preparada para esse mercado.

A Portaria 39/2017 determina que 90% dos recursos oriundos de programação orçamentária do MTur devem contemplar, obrigatoriamente, municípios que fazem parte do Mapa. Ao incentivar a destinação de mais recursos para o Turismo, o MTur afirma que tem como objetivo transformar o potencial do setor no país em oportunidades de desenvolvimento.

Para acessar a cartilha clique aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação