Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

‘Ciclone bomba’: Sobe para 94 o número de árvores caídas em Maringá


Por Redação GMC Online, com Agência Estado Publicado 01/07/2020 às 19h47 Atualizado 24/02/2023 às 12h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Subiu para 94 o número de árvores que caíram em Maringá.
Foto: Defesa Civil de Maringá

Subiu para 94 o número de árvores que caíram em Maringá após a tempestade acompanhada de vendavais e granizo que atingiu a cidade nesta terça-feira, 30. O balanço parcial é da Defesa Civil.

Ao todo, 8 árvores caíram sobre residências ou muros e cinco antingiram veículos. Foram 153 chamados realizados para a Defesa Civil, que ainda constatou a queda de 12 postes de energia e registrou a solicitação de 12 lonas.

O estrago é resultado de um “ciclone bomba” que atingiu o Sul do Brasil. No Paraná, as rajadas de vento chegaram a até 120 km/h e pelo menos 41 cidades paranaenses foram afetadas.

O que é ‘ciclone bomba’?

O “ciclone bomba” ocorre quando a pressão atmosférica no centro do ciclone de forma muito rápida. A meteorologista Estael Sias, da Metisul, diz que “quanto mais baixa a pressão atmosférica numa determinada área, mais tem elevação de ar e nuvens carregadas.”

O fenômeno acontece, geralmente, associado a contraste de temperatura. Há poucos dias, houve calor histórico e agora há incursão de potente massa de ar polar, ressalta Estael.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação