Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Comissão discute soluções para barulho na Zona 7 e Jardim Aclimação


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 15/10/2019 às 12h33 Atualizado 24/02/2023 às 14h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Estudante gosta de festa, e festa tem barulho. Mas qual o limite? Esta é a resposta que donos de imobiliárias e agentes de segurança buscam em uma série de reuniões para se discutir o aumento de reclamações por perturbação de sossego este ano em Maringá. Nesta terça-feira (15) foi realizada a terceira reunião com representantes também da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Mobilidade Urbana (Semob). O Secretário de Segurança, Clodoaldo de Rossi, diz que a maior parte das reclamações vem de regiões da cidade que são bairros universitários.

“A gente espera agir sempre na prevenção e no diálogo antecipado. Então, quando a gente tem essas pessoas dispostas a discutirem isso com os seus inquilinos, ou proprietários de imóveis, informando e até mesmo notificando que aquele barulho está importunando a vizinhança, ele pode já resolver um problema e evitar uma afronta lá na frente. […] Hoje, nós já estamos em quase seis mil ligações de pessoas reclamando de perturbação de sossego”, destaca o secretário. 

Os estudantes têm sempre uma desculpa para o barulho. A dona de imobiliária e presidente da Central de Negócios Imobiliários, Marisa Macagnan, diz que recebe toda semana reclamação de vizinhos das repúblicas de estudantes.

“Eles fazem muita festa, então a gente tem diversos episódios. Então, é complicado, os vizinhos precisam dormir também”, ressalta Marisa. 

O presidente regional do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), Reginaldo Lamin, diz que dificilmente o problema vai acabar, mas é preciso amenizar a situação.

“Não é fácil resolver. A gente sabe que vai reduzir com essas ações, mas infelizmente não vai eliminar 100%. A gente procura alternativas para ajudar tanto o estudante que precisa morar na região [da instituição de ensino], quanto o proprietário que precisa ter o rendimento com o seu imóvel”, afirma Lamin. 

Além do barulho, a Secretaria de Segurança se preocupa com o trânsito, porque muitos estudantes depois das festas saem dirigindo.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação