Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de maio de 2024

Conselho Universitário da UEM discute Lei Geral das Universidades (LGU)


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 09/12/2021 às 17h09 Atualizado 21/10/2022 às 01h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

O debate foi na manhã desta quinta-feira, 9. A LGU é uma lei proposta pelo Governo do Estado e que está sendo criticada pelas universidades. Segundo o reitor da UEM, Júlio Damasceno, a LGU trata de temas como o dimensionamento de servidores e custeio das universidades estaduais, que têm relação com a autonomia das instituições. A UEM apresentou um projeto de autonomia que prevê um percentual da receita do estado destinado às instituições de ensino superior do Paraná.

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online no seu Whatsapp

“Nossa posição sempre foi defender que a lei deveria ser debatida desde o começo pelas universidades, mas não foi, houve um trabalho mais interno e, em junho, nos foi apresentada a primeira versão. Esse trabalho continuou e, no fim de 2019, nos foi encaminhada uma versão mais elaborada. Naquela época, a universidade já havia decidido que rejeitaria o projeto, uma vez que as leis vigentes já seriam suficientes para permitir a gestão das instituições”, disse.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação