Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

PROGRAME-SE: Contorno Norte de Maringá ficará fechado por 15 dias a partir desta segunda


Por Redação GMC online Publicado 05/12/2021 às 19h44 Atualizado 21/10/2022 às 00h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Mileny Melo/PMM

Quem utiliza o Contorno Norte de Maringá deve ficar atento. Ele será fechado a partir da 0h desta segunda-feira, 6, e permanecerá interditado durante 15 dias.  A construtora responsável pelas obras de duplicação fechará os oito viadutos de transposição do contorno. Serão instaladas 48 vigas nestes pontos, com 1m70 de altura, 40 metros de comprimento e 60 toneladas cada.

A Ordem de Serviço para a construção dos viadutos foi assinada em março deste ano. Os locais de construção dos viadutos são: avenidas Mandacaru, São Judas Tadeu, Kakogawa, Tuiuti, Guaiapó, Franklin Delano Roosevelt e Américo Belay (dois viadutos).

A obra foi orçada em R$16,9 milhões e deverá ser finalizada em agosto de 2022. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é responsável pela fiscalização do serviço.

A primeira etapa das obras consistiu na preparação das fundações, que é a perfuração do solo até atingir a camada de rocha. Após a perfuração, foi inserida a ferragem armada, sendo injetada argamassa para formação da estaca que dá sustentabilidade ao viaduto. Cada viaduto do Contorno Norte recebeu oito estacas em cada lado, somando 16 no total. As medidas variam conforme o tipo de obra, sendo que as estacas do Contorno Norte tem 40 centímetros de diâmetro e cerca de 25 metros de comprimento. 

A segunda fase foi a produção dos pré-moldados, como vigas e lajes, no pátio da construtora que ganhou a licitação da obra, a Contersolo, de Mandaguaçu. Esse processo entre a produção dos pré-moldados e a realização da fundação foi feito paralelamente. Além disso, a fundação foi feita separadamente em cada viaduto. Com a fundação pronta, terá início a instalação das vigas no primeiro viaduto.

“Esperamos contar com o apoio da população. Quem costuma circular por estas vias alternativas, se puder, deve antecipar ou postergar seu deslocamento para horários com menos trânsito”, alerta o diretor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Marcelo Filite. 

Viadutos do Contorno Norte

Foto: Aldemir de Moraes/PMM

Desde o início do funcionamento do contorno, os moradores dos bairros enfrentam problemas com os viadutos, que ficaram estreitos para o trânsito das avenidas. Na fase atual das obras, será necessário fazer o carregamento das vigas para os oito viadutos. Mas, para isso, será necessária a interdição total do Contorno nos três pontos de entrada.

Segundo o engenheiro responsável pela supervisão da obra, Artur Tunes, as marginais permanecerão liberadas e a orientação é para que o motorista procure vias alternativas.

“Até o dia 20 de dezembro, nós faremos uma operação de lançamento das vigas pré-moldadas. Elas estão sendo feitas em Mandaguaçu, em um pátio de obras. Essa operação de lançamento é bem complexa, envolve um guindaste de grande porte, de quatro carretas. A montagem [do guindaste] demora cerca de 4 horas, a desmontagem mais 4 horas, e nós temos oito pontos de viadutos, são 48 vigas. […] Então é uma operação de grande monta que necessita que a pista seja fechada. Então vai ser fechado nos três pontos: na entrada de Sarandi, na entrada de Mandaguaçu e no trevo do G10“, detalha.

Relembre

Com 17,6 quilômetros de extensão, o Contorno Norte foi inaugurado em 2014 e faz uma ligação entre o trevo da Coca-cola e o trevo de Sarandi. Foi construído com o objetivo de absorver parte dos milhares veículos que circulam pela avenida Colombo todos os dias e melhorar o tráfego na avenida Morangueira. O Contorno serve como alternativa para veículos de passageiros e de carga de Maringá e região que precisam atravessar a cidade.

Foto: Roberto Furlan

O Contorno foi construído com recursos do governo federal, através do DNIT, e teve um custo total de R$ 412 milhões.
A Prefeitura contribuiu com a execução do projeto de estudo e de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e com a doação de 67% da área utilizada.

Atenção às mudanças no trânsito

Com o fechamento, espera-se maior fluxo de veículos na Avenida Colombo, cujo trânsito é de responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal. Deverá haver aumento de veículos também na Avenida Morangueira e no Contorno Sul. Nestes locais, a Secretaria de Mobilidade Urbana fará ações especiais para reforçar a segurança nos pontos de maior trânsito.

O diretor de operações de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Marcelo Felite, explica como ficará o trânsito com o fechamento do Contorno. Veja abaixo.

“Com vias alternativas, o fluxo vai retornar para o que era anteriormente a existência do Contorno Norte, então o trânsito da avenida Colombo e da avenida Morangueira vai ser mais intenso devido a esse fechamento. Para quem está no sentido de Sarandi a Paranavaí, e ao sentido contrário também, Paranavaí a Sarandi, no sentido Londrina, a Colombo vai ser a principal via de desvio e, ao mesmo tempo, para quem está chegando a Maringá pela PR-317, vai ter que se deslocar pela avenida Morangueira, chegando até a avenida Colombo e seguindo ou sentido Londrina ou sentido Paranavaí pela Colombo, esses são os principais acessos. Então, a Semob vai estar empenhada nessas situações, principalmente nos horários de pico, onde nós esperamos ali uma maior aglomeração de veículos, e lógico, contando com a colaboração da população também, cientes de que vai haver esse fechamento, quem puder, saia um pouco mais cedo de casa, antecipe o seu deslocamento porque o trânsito vai dar uma congestionada”, explica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação