Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

De fenômenos raros a tempestades: Veja registros do céu de Maringá


Por Creative Hut Publicado 18/09/2020 às 20h35 Atualizado 25/02/2023 às 14h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De fenômenos raros, como arco circunzenital, halo solar e nuvens iridescentes, passando por tornados, tempestades, raios e outros. Confira alguns registros do céu de Maringá. 

Halo solar

Em outubro de 2014, o professor e astrônomo amador Maico Zorzan registrou um halo solar no céu de Maringá e região.

Foto: Maico Zonzan

“O halo é um fenômeno físico que ocorre quando existe a difração da luz por pequenos cristais de gelo presentes na atmosfera. A difração é quando a luz branca é decomposta em um espectro de cores. O mais comum é o arco-íris, em que as gotículas de água agem como um prisma. No caso do halo, quem faz o papel de prisma são os cristais de gelo”, explica Zorzan.

Nuvens iridescentes 

Em janeiro de 2014, Maico Zorzan registrou mais um fenômeno raro o céu de Maringá e região. São as chamadas nuvens iridescentes.

Foto: Maico Zorzan

O técnico em Meteorologia e “caçador de tempestades” do Stormaringá, Acácio Cordioli, também fez um registro de nuvens iridescentes, em janeiro deste ano. “Geralmente, elas se formam na borda das bigornas das nuvens de tempestades”, explica.

De fenômenos raros a temporais: Veja registros do céu de Maringá
Foto: Acácio Cordioli

Arco-íris invertido

Em abril deste ano, Cordioli registrou um arco-íris invertido no céu de Maringá, ou um “sorriso colorido”. Trata-se de um fenômeno raro chamado arco circunzenital. De acordo com ele, esse fenômeno acontece a partir da interação dos raios do sol com os cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo Cirrostratus.

Foto: Acácio Cordioli

Tornado

Em dezembro de 2015, Acácio Cordioli fotografou um tornado no céu de Maringá e região. “O fenômeno durou pouco tempo e rapidamente se dissipou. Provavelmente tenha sido um de pequenas proporções, talvez um EF0, quando os ventos atingem entre 65-115 km/h, o que deve ter causado a quebra de alguns galhos de árvores na zona rural”, conta o fotógrafo.

De fenômenos raros a temporais: Veja registros do céu de Maringá
Foto: Acácio Cordioli

Raios

Em agosto deste ano, Cordioli fotografou o exato momento em que raios atingiram Maringá e Sarandi. Os registros foram feitos por volta das 20h, cinco minutos antes da chuva cair.

De fenômenos raros a temporais: Veja registros do céu de Maringá
Foto: Acácio Cordioli

Frente de rajada

Em novembro de 2016, Acácio Cordioli fotografou uma tempestade com a formação de frente de rajada. O fenômeno foi registrado quando uma forte frente fria ingressou no Paraná e gerou uma grande linha de instabilidade, que “varreu” a região com ventos fortes e uma nuvem “Shelf Cloud”.

Foto: Acácio Cordioli

Tempestade noturna com possível tornado

Entre os fenômenos já registrados por Acácio Cordioli está uma tempestade noturna com possível tornado. O registro foi feito em janeiro de 2014. “Essa foi a tempestade elétrica mais ativa que já tive o prazer de registrar. Os raios eram contínuos. Em um certo momento as descargas elétricas tinham menos de um segundo de intervalo”, lembra.

Foto: Acácio Cordioli

Meteoro

O engenheiro eletricista e astrônomo amador, Bruno Bonicontro, montou uma estação de monitoramento de meteoros em Maringá. Instalada em sua casa, no Jardim Vitória, a estação registra, diariamente, os meteoros que passam pelo céu da cidade. Veja um registro feito em março deste ano.

Foto: Bruno Bonicontro

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação