Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de junho de 2024

Em Maringá, empresas apostam em tecnologia para criar ambientes de trabalho mais saudáveis


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 13/05/2021 às 17h05 Atualizado 25/02/2023 às 00h47
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Hoje é a pandemia do coronavírus, mas amanhã pode ser qualquer outra doença causada por microorganismos que estão no ar, nas superfícies, em todo o lugar. A pandemia mostrou às empresas que é preciso pensar em ambientes saudáveis de trabalho. Se antes, móveis ergométricos já eram uma preocupação, agora também se pensa na ventilação dos ambientes, e na segurança sanitária.

O arquiteto Eduardo Taurino diz que a pandemia fez a arquitetura se preocupar ainda mais com o aproveitamento da ventilação cruzada e natural. Soluções que não eram tão usuais, se tornaram comuns nos projetos. Eduardo trabalhou na reforma de uma empresa de tecnologia da informação. O novo espaço foi inaugurado nesta quinta-feira, 13.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

“Muitas empresas precisaram repensar para dar mais segurança aos colaboradores e a arquitetura teve que se moldar a isso. São soluções que antes não eram tão usuais e acabaram se tornando de nosso dia a dia. Ventilação e iluminação natural, por exemplo, é algo que exploramos em todo o ambiente que for possível”, afirmou.

A empresa de TI não poderia deixar de adotar soluções tecnológicas para criar ambientes de trabalho mais seguros. Marco Diniz um dos responsáveis pelo projeto que utiliza inteligência artificial e o sistema ‘no touch’ dá dois exemplos de como a inovação é essencial no mundo pós-pandemia.

Funcionários e visitantes circulam pela empresa sem tocar em nenhuma maçaneta.

E a inteligência artificial Deise, que analisa diariamente os dados de contágio na cidade, estabelece as normas de distanciamento dentro da empresa. Quando a situação epidemiológica piora, a Deise alerta que é preciso ficar mais distante.

O regime de trabalho híbrido é outro ponto a favor da saúde. O diretor da empresa Ilson Rezende diz que um sistema digital de agendamento permite que o funcionário escolha o dia que quer ir à empresa e vai encontrar a mesa de trabalho higienizada.

“Existem tecnologias que, de casa, o funcionário poderá marcar a mesa que ele quer sentar e, quando ele chegar, esse ambiente estará higienizado. Tem um software rodando nessa estrutura que estamos inaugurando agora”, afirmou.

Mas fofo mesmo é o robô Tinbot explicando por que, por enquanto, os abraços e apertos de mão não estão permitidos. “Sem abraços, sem aperto de mão. Não é desprezo, é apenas proteção”, narra o robô.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação