Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Esculturas feitas com a madeira da antiga Catedral de Maringá serão leiloadas


Por Lethícia Conegero, com informações de Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 15/04/2022 às 21h50 Atualizado 20/10/2022 às 19h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Esculturas feitas com a madeira da antiga Catedral de Maringá serão leiloadas
Antiga Catedral de Maringá, construída em 1950 e demolida em 1973. Foto: Acerto Maringá Histórica

Esculturas feitas com a madeira da antiga Catedral de Maringá serão leiloadas num jantar no dia 26 de maio. As peças terão o formato da atual Catedral, que completa 50 anos em 2022. Serão apenas 100 réplicas, todas iguais, numeradas e certificadas.

Trata-se do “Projeto Catedral”, realizado pelo Núcleo Social Papa João XXIII em parceria com o Rotary Club Maringá Colombo. Todo o dinheiro arrecadado no leilão será revertido para as ações do Núcleo, que atende dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A antiga catedral foi construída em 1950, ao lado de onde fica a atual igreja. Assim que a construção da catedral de concreto foi concluída, em 1972, a antiga igreja foi demolida (no início de 1973). A madeira foi utilizada na construção de casas populares, por meio do Núcleo Social Papa João XXIII, criado por Dom Jaime. Na época, foram construídos 50 imóveis, destinados à famílias em situação de vulnerabilidade social. Com o tempo, o núcleo construiu casas de alvenaria e a madeira da antiga catedral foi guardada. Agora, elas darão vida às esculturas, como explica o historiador Miguel Fernando.

“Dom Jaime Luiz Coelho, o bispo de Maringá, falava que o maior projeto dele não foi a Catedral, mas sim o Núcleo Social Papa João XXIII, que ele criou ainda em 1972, numa região bastante precária, com uma série de dificuldades no aspecto social, nas proximidades da Vila Vardelina. Ele criou um projeto de aluguéis sociais, com casas que as pessoas pudessem permanecer durante um período de dificuldade das suas vidas. E a madeira da catedral de madeira foi utilizada na construção de várias casas no Núcleo. Conforme o Núcleo foi evoluindo, melhorando e passando para estruturas de alvenaria, essas madeiras foram sendo guardadas. E hoje, parte dessa madeira foi utilizada para criar miniaturas da catedral, no formato cônico. (…) São obras de arte que têm uma relação histórica muito grande com a cidade”, detalhou.

Ainda não há uma estimativa de arrecadação no leilão, mas a demanda de pessoas interessadas em adquirir as esculturas já é grande. “Entre as 100 esculturas, imaginamos que as peças do 1 ao 10 serão as mais disputadas. E já fomos procurados por pessoas que querem reservar determinada peça, como por exemplo um filho que nos procurou dizendo que quer a escultura número 73 porque os pais se casaram na catedral em 1973. (…) A número 50 queremos deixar exposta na catedral como uma lembrança e a número 100 pretendemos deixar no Núcleo Social Papa João XXIII”, explica Miguel.

Ainda de acordo com o historiador, os compradores das réplicas terão seus nomes expostos em uma placa que ficará no interior da Catedral de Maringá.

Para participar do leilão, é necessário adquirir os convites para o jantar, que será realizado no dia 26 de maio, no Moinho Vermelho. Os convites já estão à venda. Interessados podem fazer as reservas pelo telefone: (44) 3265-5338, do Núcleo Social Papa João XXIII.

Memorial do Núcleo

Uma das casas feitas com a madeira da antiga catedral, por meio do projeto do Núcleo Social Papa João XXIII, foi preservada e transformada no “Memorial do Núcleo”. Inicialmente, ela ficava na esquina das ruas Santa Guilhermina e Jabuticaba, na quadra nº 31/32 – B – 2, e abrigou as primeiras Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo do Núcleo – até 1981. Depois, passou a acolher famílias pobres e com filhos pequenos.

Em 2012, o imóvel foi desmontado e reconstruído na Avenida São Vicente de Paulo, no Jardim São Jorge, com a finalidade de abrigar o “Memorial do Núcleo”. Hoje, o imóvel é um museu que conta a história do Núcleo Social Papa João XXIII, das casas populares construídas com madeira da antiga Catedral de Maringá e das irmãs.

Memorial do Núcleo, construído com madeiras da antiga catedral. Foto: GMC Online

Ouça a entrevista completa no site da CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação