Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Especialista alerta sobre compartilhamento de tereré e narguilé


Por Nailena Faian Publicado 06/03/2020 às 19h35 Atualizado 23/02/2023 às 20h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em meio à confirmação de casos de coronavírus no país e ao aumento de casos no exterior, um senador chegou a encaminhar ao Ministério da Saúde uma solicitação para realização de campanhas de conscientização sobre os efeitos e riscos do narguilé.

O parlamentar afirmou que o uso do narguilé pode ajudar na propagação do coronavírus. Isso porque uma das formas de a doença ser transmitida é pela gotícula de saliva e geralmente a mangueira do narguilé é compartilhada entre os usuários.

 

O doutor em anatomia e coordenador do projeto Tabagismo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Celso Conegero, faz um alerta para os usuários do narguilé e também do tereré, já que a bomba usada para ingerir a bebida também é compartilhada.

“São hábitos que neste momento devem ser repensados porque tudo que é compartilhado pode levar essas gotículas de saliva de uma pessoa para a outra. Com certeza é algo que merece uma atenção especial”, afirmou.

Durante uma coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sugeriu que os gaúchos “deem um tempo na roda de chimarrão”.

Coronavírus

Com a atualização dos dados de hoje, o Brasil tem 636 casos suspeitos e oito confirmados. São seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo. Os casos confirmados estão em isolamento domiciliar. 

Coronavírus em Maringá

Maringá descartou dois casos suspeitos de coronavírus. Eram duas pessoas que haviam chegado recentemente da Itália. Agora, um caso de uma criança de apenas dois anos está sendo investigado.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação