Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de maio de 2024

Guarda Civil Municipal de Maringá pode aumentar efetivo


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 07/12/2022 às 11h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/PMM

A Guarda Civil Municipal de Maringá tem previsão estatutária de 140 agentes, mas um projeto de lei aprovado na Câmara permite que o efetivo aumente para 200 servidores.

O secretário de Segurança Pública, Ivan Quartarolli, explica que a ampliação do efetivo é para formação de um cadastro de reserva mediante concurso público.

“Isso propiciará, ao fazer o concurso, ter um cadastro reserva e eventualmente contratar novos servidores, além daqueles previstos já no concurso público. Atualmente, nós temos a previsão estatutária de 140 guardas-civis, e essa alteração vai mudar para 200 cargos efetivos dentro da  guarda civil. Isso nos propicia fazer a ampliação do efetivo. Não necessariamente significa que nós vamos contratar esses 60 guardas, porque nós temos uma lei de responsabilidade fiscal. Mas, tendo a ampliação do quadro, nós temos a possibilidade de fazer a contratação via concurso público”, disse Quartarolli.

Segundo o secretário, a GM também vai criar um cargo de subcorregedor.

“Nós temos também uma pequena correção na estrutura da corregedoria da guarda municipal para que ela funcione de maneira mais otimizada. Nós teríamos uma agilidade maior na corregedoria na apuração e na verificação  de eventuais atos administrativos que estejam em desconformidade com o estatuto. Então, nós teremos um subcorregedor que até então não existia. As comissões serão formadas de uma forma mais ágil. Isso facilitará não só a apuração de atos infracionais administrativos, mas também fará com que essas apurações sejam mais rápidas”, afirmou o secretário de Segurança Pública.

A alteração na legislação foi aprovada em duas votações e segue para sanção do prefeito.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação