Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

01 de maio de 2024

IBGE abre 149 vagas para recenseador em Maringá; veja como se candidatar


Por Monique Manganaro Publicado 13/06/2022 às 13h54 Atualizado 21/10/2022 às 00h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Ilustrativa/Acervo/IBGE

Um novo processo seletivo aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está selecionando pessoas em Maringá para trabalhar no Censo Demográfico de 2022. Apenas no município são 149 vagas para o cargo de recenseador. As inscrições ficam abertas até quarta-feira, 15. 

De acordo com informações do coordenador regional do IBGE, Sérgio Ricardo Braga, este processo é complementar ao aberto em janeiro deste ano, já que o primeiro não preencheu todas as vagas disponíveis na região. 

Além das 149 vagas para Maringá, há ainda 67 vagas em Sarandi, 28 em Paiçandu, 22 em Mandaguari, 7 em Mandaguaçu, 5 em Presidente Castelo Branco, 6 em São Jorge do Ivaí e 5 vagas em Itambé. Em todo o Paraná ainda precisam ser contratados 4.359 trabalhadores temporários para este cargo. 

LEIA TAMBÉM – IBGE adia início do Censo 2022 de 1º de junho para 1º de agosto

Neste novo processo seletivo não haverá prova. Os candidatos serão selecionados por meio de comprovação de título, considerando o grau de escolaridade de cada candidato. Contudo, segundo o IBGE, é exigida a comprovação de Ensino Fundamental completo. 

O grau de escolaridade de cada candidato renderá pontos ao participante, explica Braga. As titulações, porém, não são cumulativas. Veja a tabela:

Foto: Reprodução/IBGE

A remuneração no cargo será por produção. “[Os trabalhadores receberão] de acordo com a quantidade de questionários coletados. Cada tipo de questionário tem um valor por unidade. A pessoa interessada pode fazer uma simulação lá no site de inscrição para ver qual a previsão de remuneração de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em seu município”, explica o coordenador regional do IBGE. 

Segundo o IBGE, recomenda-se que o recenseador tenha uma jornada de trabalho de ao menos 25 horas semanais.

Para se inscrever, os candidatos devem preencher um formulário no site do IBGE. Não há taxa de inscrição. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 deste mês.

Ainda de acordo com o órgão, todos os trabalhadores passarão por um treinamento obrigatório antes do início da coleta do Censo.

A previsão de duração de contrato do recenseador é de até três meses.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação