Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024

Influencer de SC faz vídeo sobre as gírias e expressões do maringaense e diverte a web


Por Rafael Bereta Publicado 22/10/2022 às 06h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Influencer de SC conta como é viver com as gírias de Maringá
Foto: Reprodução/Instagram

O GMC Online já mostrou com o Dicionário Maringaense, que quando se trata de vocabulário peculiar, Maringá se destaca. Por isso, quem é de outro Estado e se muda para cidade pode estranhar algumas expressões. É o caso do influencer Felipe Harrison Voigt, conhecido na internet como ‘Ruivo’. Ele conta que se sentiu um “peixe fora d’água” ao conhecer as gírias da cidade.

“É engraçado, porque de uma região para outra podem mudar tantas palavras. Entretanto, eu me sentia um ‘peixe fora da água’ quando cheguei em Maringá. Palavras como ‘circular’, invés de ‘ônibus’, ‘e outras palavras, como pardal e data, para mim eram estranhas, mas para os maringaenses é algo super normal”, diz.

Natural de Blumenau (SC), Ruivo está em Maringá desde 2017 e começou a trabalhar na internet há dois anos com o início da pandemia da Covid-19. “Vim por dois motivos: trabalho e amor. Comecei a me relacionar com meu marido Daniel Simas, que já morava em Maringá. Como eu era operador de seguros na época, consegui me transferir pra trabalhar aqui na cidade. A mudança foi um processo bem rápido”, conta.

No feed das redes sociais, o influencer gosta de publicar o dia a dia e trazer situações que promovam identificação com o público. “Gosto de trazer situações cotidianas através da dublagem e vídeos narrativos para justamente causar uma identificação nas pessoas. Já nos stories gosto de compartilhar meu dia de forma dinâmica, mostrando principalmente minha relação com o Daniel e os ‘catfilhos’ (gatos)”, afirma.

Antes de ser influenciador, Felipe trabalhou em diversas áreas, como call center, operador de seguros, operador de viagens, mas foi na internet que descobriu sua verdadeira vocação. “Gosto de estar com as pessoas, mostrar o que estou vivendo, então com o crescimento nas redes, tive que me dedicar totalmente à criação de conteúdo”, afirma.

LEIA TAMBÉM – Restaurante Outback vai inaugurar unidade em Maringá

Com mais de 800 mil seguidores no Instagram e mais de 2,5 milhões no Tik Tok, para ele o sucesso veio a partir de temas do cotidiano. “Lá no início, muitos vídeos de dublagem viralizaram e cresci rapidamente por isso. Com o passar do tempo, fui aprimorando a qualidade e usando cada vez mais a criatividade pra expandir meu conteúdo abordando temas do cotidiano, comportamentos e curiosidades sobre a minha vida”, ressalta influencer.

Com o crescimento do perfil, as parcerias comerciais foram surgindo naturalmente, segundo Felipe Voigt. E hoje, a rede social se tornou uma de suas fontes de renda.  Até o fechamento da reportagem, o vídeo que fala sobre as gírias na cidade de Maringá por exemplo, no Instagram alcançou 153 mil visualizações, gerando mais de 700 comentários, 16,1 mil curtidas e 1.956 compartilhamentos. No TiKTok, o vídeo alcançou 170 mil e 35 mil curtidas. Assista:

“A grande questão é que em Santa Catarina, o pessoal utiliza muitas gírias e chegando aqui, vi que também acontece isso, porém utilizando palavras diferentes. Como exemplo, “estojo” para mim, se chama “penal” e ao invés de dizer que vão “dormir na casa de alguém”, aqui, falam que vão “posar”. Mas independente das diferenças, me divirto aprendendo”, conta ao GMC.

Foto: Reprodução

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação