Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Maringá: concursos públicos da prefeitura devem ser suspensos


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 25/03/2020 às 22h46 Atualizado 23/02/2023 às 15h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Na prática, datas ainda não haviam sido definidas, mas a Prefeitura de Maringá trabalhava com a possibilidade de realizar ao menos dois concursos públicos neste ano. Um deles, para o cargo de guarda municipal, como a CBN noticiou com exclusividade em fevereiro.

Em março, o portal GMC Online divulgou, também em primeira mão, que o município poderia até fazer mais concursos: quatro seleções públicas neste ano – inclusive para a saúde sob a CLT O primeiro edital seria liberado em abril, para os cargos de contador e procurador.

Segundo o secretário de Fazenda de Maringá, Orlando Chiqueto, devido ao coronavírus, toda essa programação deve ser alterada, e os concursos provavelmente serão suspensos.

“Foi um assunto que ainda não foi debatido, mas provavelmente suspenderemos sim. Teremos que marcar uma nova data porque não sabemos quanto tempo isso vai durar. A expectativa é que Maringá, pelas decisões mais cedo, passe mais rápido por essa crise e retomar as atividades do município. Aí o concurso será extremamente importante, nós precisamos contratar vários profissionais para retomar o nosos processo de crescimento da cidade.”

Por mês, entre 70 e 100 pessoas deixam a Prefeitura. Os motivos são: morte, exoneração ou aposentadoria. Por conta disso, existe uma alta rotatividade no serviço público municipal.

A crise do coronavírus alterou todo o funcionamento da cidade. Embora ainda não tenha um estudo definido, a Prefeitura de Maringá sabe que haverá queda na arrecadação de impostos. Aí, existe um perigo de a conta não fechar. Com menos dinheiro e com o atual custo da máquina, que somente com servidores ocupa 50% da receita corrente líquida, o número de contratações pode diminuir. Por enquanto, tudo fica no campo da especulação.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação