Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá: Decreto flexibiliza regras para bares, shoppings e barbearias


Por Victor Simião/CBN Maringá Publicado 28/05/2020 às 20h52 Atualizado 22/02/2023 às 22h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Prefeitura de Maringá publicou um novo decreto relativo às medidas de controle do coronavírus. Nele, autoriza a volta do showroom, música ao vivo em bares e restaurantes, o corte de barba por parte das barbearias, a entrada de menores de 16 anos em shoppings e consumo de alimento no local, com restrições. O decreto foi publicado nesta quinta-feira, 28.

Em resumo, documento altera medidas que até então vinham funciona. É uma resposta da Prefeitura de Maringá às demandas dos setores envolvidos.

Bares e restaurantes poderão ter música ao vivo e Djs novamente. Esses estabelecimentos, e outros do ramo alimentício, poderão colocar mesas do lado de fora, ocupando o limite máximo de 50% da área externa total. O número de pessoas permitidas por mesa é seis. Uma mesa deve ter distância de pelo menos dois metros de outra.

Em relação aos shoppings, há uma série de alterações. No caso específico desse setor, as medidas passam a valer a partir do dia primeiro de junho, próxima segunda-feira.

De acordo com o decreto, menores de 16 anos podem entrar nos shoppings se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis. Restaurantes, sorveterias e outros tipos de estabelecimentos que vendem alimentos podem funcionar mediante uma série de regras, como higienização, distanciamento. No caso de buffet, o cliente deverá se servir usando luvas descartáveis, fornecidas pelo estabelecimento. Temperos, condimentos e porta-guardanapos de uso compartilhado estão proibidos.

O novo decreto autoriza reuniões para audiências e conferências públicas cujo tema seja o desenvolvimento urbano e o Plano Diretor.

As resoluções eram demandas da categoria. Em 11 maio, representantes da construção civil informaram à reportagem que queriam a volta do shoowroom. 

Lojas do setor alimentício pediam a volta das mesas do lado de fora dos estabelecimentos. 

Quanto às audiências públicas, o Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá disse que somente com a volta delas poderia debater o Plano Diretor da cidade. 

 Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação