Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá ganha nova Unidade de Conservação; conheça todas elas


Por Redação GMC Online Publicado 20/05/2022 às 20h34 Atualizado 20/10/2022 às 22h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Maringá ganha nova unidade de conservação; conheça todas elas
Parque Municipal Sumaré, na região norte, agora é considerado é uma unidade de conservação. Foto: Divulgação/PMM

Maringá ganhou mais uma Unidade de Conservação, a nona do município. O Instituto Água e Terra (IAT) aceitou a proposta do Instituto Ambiental de Maringá (IAM) para a transformação do Parque Municipal Sumaré, na região norte da cidade, em uma Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral.

De acordo com a administração municipal, com a mudança, Maringá ganha mais uma área importante para preservação da fauna e flora, educação ambiental e pesquisa. O local agora faz parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (lei federal nº 9.985/2000). Entre os dias 1 e 6 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, serão realizadas diversas ações para marcar a transformação do espaço em Unidade de Conservação.  

O Parque Municipal Sumaré tem mais de 30,9 mil metros quadrados e fica localizado na Rua Pioneiro Alfredo José da Costa, próximo ao córrego Isalto. Criado por meio da lei municipal nº 9380 de 2012, o parque é um fragmento remanescente da Mata Atlântica com predomínio de espécies nativas e funciona como um importante refúgio da fauna silvestre na região.

O Parque Municipal Sumaré fica localizado na Rua Pioneiro Alfredo José da Costa. Foto: Divulgação/PMM

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, Juliane Aparecida Kerkhoff, o reconhecimento de áreas como Unidade de Conservação representa um ganho ambiental importante para a cidade. “Essa mudança garante maior proteção legal para a área e protege ainda mais o local, contribui para o equilíbrio da fauna e flora, permeabilização, qualidade da água e de vida de toda a comunidade”, destaca. A partir de agora, o local também passa a receber ICMS Ecológico, um repasse financeiro do governo estadual para os municípios que investem na proteção ambiental.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Maringá, a Unidade de Conservação é considerada como Proteção Integral, o que significa que é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, não envolvendo consumo, coleta ou dano aos recursos naturais. Com isso, o local é voltado apenas para a educação ambiental e pesquisa científica, sendo fechado para visitação.

Maringá tem nove Unidades de Conservação, todas de Proteção Integral. Veja quais são:

  • Parque Borba Gato;   
  • Parque das Palmeiras;   
  • Parque das Perobas;   
  • Parque do Cinquentenário; 
  • Parque do Ingá;   
  • Parque do Sabiá;   
  • Parque dos Pioneiros;   
  • Parque Guayapó;   
  • Parque Sumaré.

Leia outras notícias no GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação