Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Número de grupos de corrida de rua dispara em Maringá; são mais de 40


Por Letícia Tristão Publicado 14/12/2018 às 16h50 Atualizado 19/02/2023 às 08h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A corrida de rua é um esporte que atrai pessoas de diversas faixas etárias que buscam melhorar a qualidade de vida. Em Maringá, a procura por essa atividade disparou nos últimos três anos.

Segundo Genivaldo Menezes, o Ratinho, que está à frente da Integração Corredores de Rua de Maringá (Icom), antes disso eram cerca de seis grupos. “A indicação de amigos e a infraestrutura da cidade proporcionaram esse aumento na procura por grupos de corrida”, avalia.

Conforme Ratinho, os bosques e parques da cidade precisam ser melhorados, mas são locais apropriados.

Atualmente, Maringá tem 42 grupos que somam quase 2.500 corredores de rua ligados à Icom.

Ratinho explica que a Icom surgiu há mais de dois anos da união dos corredores de Maringá para cobrar da administração melhorias nos espaços públicos para a prática de atividades físicas.

“Levamos para ‘cima’ várias questões, entre elas a reforma do Parque do ingá pelo fato de muita gente já ter se machucado correndo lá”, explica.

O fotógrafo Sandro Cabral decidiu começar a correr aos 35 anos para aliviar o estresse do dia a dia e para perder peso. “Comecei na academia, mas logo vi que passava mais horas na esteira que nos outros aparelhos. Foi onde decidi e comecei a correr de verdade nas ruas e parques, posteriormente a participar de provas”, conta.

Ele diz que a corrida é o esporte mais democrático e barato que outros. “Fazendo os devidos exames médicos e confirmando que está tudo bem, qualquer um e de qualquer idade pode praticar”.

De acordo com Ratinho, existem todos os tipos de grupos de corrida, inclusive um somente para mulheres. “Dentro dos grupos existem as categorias amador e profissional. Há também grupos que cobram mensalidade, outros não”, explica.

Ele diz que qualquer pessoa pode procurar um grupo de corrida para participar. Alguns são mais conhecidos e têm mais de 200 membros cada.

No Paraná, Maringá só perde para Curitiba em número de grupos de corrida de rua.

Segundo ele, Maringá tem corredores de rua que são reconhecidos nacionalmente por praticar o esporte. “Maringá é ativa nas competições, sempre temos vários atletas que concorrem na região e até nacionalmente”, afirma.

Cada grupo define dia e horário dos treinos, assim como os trajetos e distância do percurso.

Confira a lista com o nome de grupos e contatos cadastrados pela Icom:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação