Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

No fim de semana, eclipse lunar ficará visível no céu de Maringá e região


Por Monique Manganaro Publicado 02/07/2020 às 16h10 Atualizado 24/02/2023 às 12h25
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: ilustrativa/Pixabay/Domínio Público

Julho parece ser um mês recheado de novidades para os entusiastas da astronomia. Em pelo menos quatro datas, o céu terá fenômenos especiais, alguns, inclusive, possíveis de serem observados a olho nu. 

De acordo com a revista Galileu, o inverno brasileiro é a melhor época para observar a Via Láctea. Os moradores de áreas afastadas das luzes das cidades serão ainda mais premiados por terem mais chances de ver os fenômenos com facilidade. 

O próximo fim de semana já reserva o primeiro evento astronômico. No domingo, 5, um eclipse lunar penumbral poderá ser observado no céu brasileiro. O fenômeno ficará visível, inclusive, para Maringá e região. 

Conforme a revista Galileu, o eclipse se forma porque a Lua atravessa a região menos escura da sombra que a Terra projeta no espaço. Assim, será possível observar uma diminuição no brilho do nosso satélite. 

“Não é aquele eclipse onde a Lua vai ser encoberta na sombra da Terra, mas quando ela vai baixar seu brilho. A Lua vai apenas ficar mais opaca, e não sumir por um tempo. Mas vale a experiência de observar o evento”, disse o professor e astrônomo amador Maico Zorzan ao GMC Online. 

O fenômeno deve ocorrer entre 0h07 e 2h52 do domingo. O ponto máximo do eclipse será às 1h29. 

Não é só eclipse: Mais fenômenos

No dia 14 deste mês, Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, atinge a oposição. Conforme os especialistas, esse termo astronômico indica que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. Essa posição é a melhor para observação, já que Júpiter ficará mais alto no céu e visível durante mais tempo. 

Será possível observá-lo na direção da constelação de Sagitário, e o brilho do planeta ficará mais forte do que qualquer estrela.

No dia 20, outro fenômeno. Saturno também atinge a oposição neste mês. Neste caso, será necessário utilizar um pequeno telescópio para observar os anéis do planeta e até algumas das maiores luas, como a Titã. 

No dia 28, uma chuva de meteoros fecha o mês de julho. Desta vez, será a Delta Aquarídeos do Sul, causada por detritos do cometa 96P/Machholz. 

Segundo a revista Galileu, os meteoros transmitem a impressão de que se originam na constelação de Aquário. No entanto, eles ficarão visíveis por todo o céu. A observação é melhor em locais escuros, longe das luzes urbanas. 

A indicação é olhar para o lado leste, a partir das 21h. O ponto máximo e melhor horário será a partir da 1h. 

Em junho, Lua, Júpiter e Saturno apareceram mais próximos no céu em Maringá e região.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação