Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de maio de 2024

Operação Integrada apreende 750 quilos de carne irregular em açougue de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 07/05/2024 às 14h21
 Tempo de leitura estimado: 00:00
WhatsApp-Image-2024-05-07-at-14.11.51
Foto: Procon.

Uma Operação Integrada reunindo o Procon, a Vigilância Sanitária e uma equipe do Serviço de Inspeção Municipal SIM, da Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, apreendeu 750 quilos de carnes irregulares em um açougue no Jardim Imperial II, na manhã desta terça-feira, 7. Todos os produtos, como cortes de suínos, peixes e carnes bovinas, foram descartados voluntariamente pelo proprietário do estabelecimento. Ele alegou que parte era de própria criação, abatido por eles. Porém, não havia rastreabilidade ou a correta identificação dos produtos.

A ação aconteceu após uma denúncia de consumidor. As equipes flagraram carnes sem procedência, sem documentação e sem selo de inspeção que libera o produto alimentício para a venda. A Vigilância Sanitária abriu processo administrativo e aplicará uma multa a ser calculada. Além disso, também notificou o estabelecimento para regularizar a licença da empresa e também indicou que eles participem do curso “Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação”, oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde.

Já a Setrab notificou a empresa a ter o registro do SIM, que é obrigatório para estabelecimentos que trabalham com fracionamento e manipulação de produtos alimentícios na cidade.

Também caberão outros procedimentos pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) pelo uso indevido e fraudulento do selo do Serviço de Inspeção do Paraná (SIP), podendo, inclusive, gerar multa. Por parte do Procon não foi registrada nenhuma irregularidade.

REINCIDENTE
O açougue já havia sido vistoriado anteriormente pela Vigilância Sanitária, recebendo as devidas orientações. Essas operações são importantes para garantir um alimento de qualidade à venda nos estabelecimentos comerciais de Maringá. No mês passado, a Operação Integrada apreendeu 638 quilos de alimentos irregulares e/ou inadequados para o consumo em supermercados e aplicou R$ 136,5 mil em multas.

O consumidor que flagrar alguma irregularidade, pode denunciar no telefone 151 ou pessoalmente na sede do Procon, na esquina das avenidas Herval com a Horácio Raccanello Filho, do lado do Terminal Urbano.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação