Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

03 de maio de 2024

Pode cair neve em Maringá? Meteorologista explica


Por Creative Hut Publicado 29/06/2021 às 23h54 Atualizado 25/02/2023 às 19h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Pode cair neve em Maringá? Meteorologista explica
Foto: Reprodução/Facebook/A Maringá que deu Certo

Maringá registrou a temperatura mais baixa do ano nesta terça-feira, 29, com mínima de 1,7°C, e vai esfriar ainda mais. Nesta quarta, 30, a cidade pode bater o recorde histórico de frio, com mínima de -1ºC, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Até hoje, a temperatura mais baixa já registrada no município foi -0,5ºC, no dia 24 de julho de 2013 – a estação do Simepar começou a operar em março de 1999. 

O motivo de tanto frio é o estabelecimento de uma forte massa de ar seco e frio sobre o Sul do Brasil, de acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen. “A diferença dessa massa de ar polar é que ela entrou de forma muito continental, o que quer dizer que ela não veio pelo oceano, mas sim pelo continente. Então ela tem conteúdo de baixa umidade e ar muito frio. Vem dos Andes, passa pela Argentina, e vem para nós, totalmente seca. […]  Os últimos invernos foram muito brandos, por influência dos fenômenos El Niño e La Niña, então estamos desacostumados”, explicou em entrevista ao GMC Online.

Nesta segunda-feira, 28, ao menos seis cidades de Santa Catarina registraram neve. E em Maringá, é possível nevar? O meteorologista do Simepar responde: “Climatologicamente é quase impossível nevar em Maringá. Tem que estar muito úmido e extremamente frio. E não só na superfície: a atmosfera em si tem que estar muito resfriada para a neve se manter das nuvens até chegar no solo, sem derreter”, detalha Jacóbsen.

Além disso, a altitude é fator de influência: quanto maior a altitude, maior a chance de nevar. A altitude é a distância vertical de determinado ponto em relação ao nível do mar.

“Em cidades com altitudes mais elevadas, o caminho entre as nuvens e o solo é mais curto, por isso é mais fácil nevar, como em serras, pois a neve chega sem derreter. É mais fácil nevar em cidades com bastante altitude e mais para o Sul”, frisa o meteorologista. Não é o caso de Maringá.

Maringá já registrou chuva congelada, em julho de 2013, quando bateu recorde de frio. Mas é diferente de neve. A chuva congelada ocorre quando as gotas de chuva vêm super resfriadas e congelam quando tocam no solo, porque a temperatura no solo está negativa ou muito próxima disso.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação