Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Praça da Car Wash já teve pista de bicicross; relembre


Por Redação GMC Online, com projeto Maringá Histórica Publicado 28/02/2020 às 16h09 Atualizado 23/02/2023 às 22h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Você já deve ter passado, inúmeras vezes, pela praça Manoel Ribas, ou melhor, praça da Car Wash, em Maringá. No entanto, não deve saber a história que esse local carrega. Ela já teve, por exemplo, uma pista de bicicross. 

Segundo o projeto Maringá Histórica, a praça nasceu do projeto do urbanista Jorge de Macedo Vieira, na década de 1940. O nome, Manoel Ribas, foi uma sugestão dada pela então Companhia de Terras Norte do Paraná como uma forma de se aproximar do então interventor federal do estado, o político que por mais tempo governou o Paraná, entre 1932 e 1945.

O Maringá Histórica lembra que ao longo das décadas de 1960 e 1970, devido ao declive de algumas avenidas próximas, a praça acumulava muita água das enxurradas por possuir um desnível em seu centro de aproximadamente 3,5 metros.

Em 1976, o então prefeito Silvio Barros contratou o arquiteto José Augusto Belucci para projetar o teatro municipal na praça Manoel Ribas. No entanto, o projeto não foi adiante. Imagens raras mostram a então primeira dama de Maringá, Bárbara Barros, apresentando a maquete do futuro teatro que não foi executado (veja no vídeo acima).

Já em 1980, a prefeitura recebeu autorização para licitar a obra de urbanização da praça. A lei estabelecia que a praça tinha que ter uma homenagem para a colônia japonesa. No entanto, quando foi inaugurada, em 19 de março de 1985, o que estavam presentes eram representantes da colônia portuguesa.

“Essa alteração drástica ocorreu porque em novembro de 1982 a cidade de Leiria, em Portugal, foi declarada cidade irmã de Maringá. Leiria é a cidade natal da família Moleirinho, que na época era proprietária de uma das empresas mais representativas de maringá, o frigorífico Luso Brasileiro Central”, explica o responsável pelo Maringá Histórica, Miguel Fernando Perez Silva.

Quando a praça foi inaugurada, a Avenida Abolição ganhou outro nome: Avenida Cidade de Leiria. Na ocasião a praça tinha parque infantil construído com troncos de eucalipto tratado e cordas, espaço muito utilizado pelas crianças na época.

A praça também ganhou uma pista de bicicross que era delimitada por pneus enterrados na grama. A pista foi tão utilizada que o local passou a ser chamado de praça de bicicross.

A partir de 1986 o local passou a ficar conhecido como praça da Car Wash por conta do estabelecimento de mesmo nome que foi aberto em 1986. O novo local trouxe uma proposta diferente para a cidade: enquanto os veículos eram lavados, os proprietários podiam desfrutar de um bar.

Com o tempo isso acabou e a Car Wash se modernizou. No entanto, em janeiro de 2017 encerrou as atividades.

Na extremidade da praça, voltada para a Avenida Tiradentes, foi inagurada, em 15 de novembro de 1996, um monumento em homenagem a Joaquim da José da Silva Xavier, o Tiradentes, que é considerado personagem símbolo da Inconfidência Mineira e o patrono cívico nacional. Todos os anos, no dia 21 de abril, a maçonaria, junto com autoridades, faz uma solenidade em homenagem a Tiradentes.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação