Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

28 de abril de 2024

Programa quer aproximar estudantes do mercado cooperativista


Por Monique Manganaro Publicado 05/09/2019 às 17h00 Atualizado 24/02/2023 às 03h38
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Suprir a demanda da falta de talentos dentro do cooperativismo é um dos objetivos traçados para o Cooper Universitário, programa lançado pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e, no Paraná, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O lançamento da iniciativa em Maringá ocorre no próximo dia 10.

A ideia principal, segundo Adriana Pierini, diretora executiva do Pluricoop – empresa apoiadora do projeto – é aproximar os acadêmicos das cooperativas e desenvolver habilidades que supram as necessidades dessas organizações.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a colocar a iniciativa em prática. Depois que os primeiros passos forem dados, a ideia é expandir o programa para que seja executado em todas as regiões do país.

“No Paraná, Maringá foi escolhida por ser uma cidade que contempla várias cooperativas, de diversos segmentos, saúde, produção, trabalho, agropecuária, então corresponde praticamente a todos os ramos do cooperativismo. E também por ser uma cidade que tem diversas universidades bem conceituadas”, explica Adriana.

De acordo com ela, um grupo de estudantes foi selecionado, bem como as cooperativas participantes do Cooper Universitário e que disponibilizarão os espaços para estágio.

“Os acadêmicos, assim que concluírem essa especialização em cooperativismo, durante o tempo de estágio ficarão vinculados ao sistema mediante um programa, uma plataforma tipo o LinkedIn. Então, a cooperativa, se não tiver a vaga no momento do término do estágio para efetivar o cooper universitário, ele fica vinculado a essa plataforma e à medida que forem surgindo vagas para a gestão, ou vaga técnica para esses talentos que participaram do programa, eles podem ser selecionados”, detalha.

Com essa plataforma, cada cooperativa tem à disposição um “banco de talentos”, com acesso a qualquer momento para recrutar e incorporar ao quadro de colaboradores. 

As vagas de estágio disponíveis, o cadastro de interessados e o cronograma do processo seletivo ficam à cargo do Sescoop Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação