Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de abril de 2024

Saiba como cuidar dos animais de estimação no período de isolamento


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 27/03/2020 às 14h15 Atualizado 23/02/2023 às 15h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com os pet shops fechados por conta das medidas municipais de prevenção ao coronavírus, o jeito é dar banho em casa e brincar com os bichinhos para distraí-los e evitar o estresse – já que os passeios longos também estão restritos.

Para muitas famílias que estão em isolamento social, um problema doméstico se impõe: como cuidar dos pets com as clínicas de banho e tosa fechadas?

Os veterinários, que continuam atendendo casos de urgência e vendendo ração e remédios, dão dicas aos clientes.

O médico veterinário Bruno Logullo explica que o banho terá que ser dado em casa, com os produtos indicados para pets. Na falta deles, o aconselhável é usar shampoo de criança, que são menos agressivos.

O especialista recomenda recursos e cuidados especiais que auxiliam na hora do banho. Em animais com pelos curtos ou recém cortados, por exemplo, é possível realizar banho a seco. Já em pets peludos, é recomendável a utilização de fluídos desembaraçadores, com a ajuda de pentes de ferro, para auxiliar na retirada dos nós.

Caso o animal esteja com muitos nós e o responsável não conseguir tirá-lo, Logullo pede para que eles sejam cortados “devagarinho, com jeitinho. Vai ficar um pouco feio, mas quando tudo isso se normalizar, a gente arruma. Vamos conseguir, depois, resolver isso”.

Para animais domésticos com problemas de pele, o profissional recomenda que o tutor “converse com o veterinário sobre a melhor opção para ele ou como fazer a higienização adequada”.

Outro problema neste período é o estresse que animal pode adiquirir pela redução dos passeios. Por causa do coronavírus, a saída tem que ser rápida e as patinhas devem ser higienizadas no retorno para casa.

“Caso ocorra algum incidente, os veterinários ainda estarão à disposição para ajudar, realizando atendimentos de urgência e emergência e tirando dúvidas”, afirma Logullo.

O medicamento para controle de pulgas e carrapatos não pode ser suspenso. As clínicas veterinárias continuam vendendo ração e remédios a delivery.

Leia mais em CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação