Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de maio de 2024

Saiba como cuidar dos animais de estimação no período de isolamento


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 27/03/2020 às 14h15 Atualizado 23/02/2023 às 15h23
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com os pet shops fechados por conta das medidas municipais de prevenção ao coronavírus, o jeito é dar banho em casa e brincar com os bichinhos para distraí-los e evitar o estresse – já que os passeios longos também estão restritos.

Para muitas famílias que estão em isolamento social, um problema doméstico se impõe: como cuidar dos pets com as clínicas de banho e tosa fechadas?

Os veterinários, que continuam atendendo casos de urgência e vendendo ração e remédios, dão dicas aos clientes.

O médico veterinário Bruno Logullo explica que o banho terá que ser dado em casa, com os produtos indicados para pets. Na falta deles, o aconselhável é usar shampoo de criança, que são menos agressivos.

O especialista recomenda recursos e cuidados especiais que auxiliam na hora do banho. Em animais com pelos curtos ou recém cortados, por exemplo, é possível realizar banho a seco. Já em pets peludos, é recomendável a utilização de fluídos desembaraçadores, com a ajuda de pentes de ferro, para auxiliar na retirada dos nós.

Caso o animal esteja com muitos nós e o responsável não conseguir tirá-lo, Logullo pede para que eles sejam cortados “devagarinho, com jeitinho. Vai ficar um pouco feio, mas quando tudo isso se normalizar, a gente arruma. Vamos conseguir, depois, resolver isso”.

Para animais domésticos com problemas de pele, o profissional recomenda que o tutor “converse com o veterinário sobre a melhor opção para ele ou como fazer a higienização adequada”.

Outro problema neste período é o estresse que animal pode adiquirir pela redução dos passeios. Por causa do coronavírus, a saída tem que ser rápida e as patinhas devem ser higienizadas no retorno para casa.

“Caso ocorra algum incidente, os veterinários ainda estarão à disposição para ajudar, realizando atendimentos de urgência e emergência e tirando dúvidas”, afirma Logullo.

O medicamento para controle de pulgas e carrapatos não pode ser suspenso. As clínicas veterinárias continuam vendendo ração e remédios a delivery.

Leia mais em CBN Maringá.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Expoingá

Podcast GMC: Simulador de Capotamento é ferramenta para Educação no Trânsito


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…


Servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana de Maringá (Semob) estão na Expoingá para ensinar lições de Educação no Trânsito para…