Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de junho de 2024

Temporal derruba pelo menos 200 árvores e deixa milhares de imóveis sem luz e água, em Maringá


Por Monique Manganaro Publicado 25/10/2021 às 13h49 Atualizado 20/10/2022 às 20h52
Ouvir: 00:00
Foto: Comunicação/Copel

Apesar de rápido, o temporal que atingiu Maringá na tarde de sábado, 23, foi intenso e provocou muitos estragos. Segundo informações da Defesa Civil, pelo menos 200 árvores caíram. A tempestade também deixou milhares de imóveis sem energia elétrica e sem água. 

Os fortes ventos e a chuva começaram por volta das 17h. Em menos de 40 minutos, os ventos, que chegaram a 82 km/h, segundo dados do Simepar, arrancaram troncos enormes do solo e derrubaram grandes árvores por toda a cidade. Em cima de casas, carros e postes de energia. 

A Defesa Civil recebeu até a manhã desta segunda-feira, 25, 682 chamados e continua atendendo ocorrências. Árvores e galhos grandes atingiram 101 casas e pelo menos 17 carros. 119 lonas precisaram ser distribuídas à população. 

De acordo com o órgão, as regiões da cidade mais afetadas foram: Jardim Alvorada, Jardim Quebec, Parque das Palmeiras, Parque das Bandeiras, Conjunto Hermann Moraes de Barros, distrito de Iguatemi, Centro, Jardim Itália, Conjunto Sanenge, Jardim Liberdade, Conjunto Requião, Tuiuti, Vila Morangueira, Vila São Domingos e Jardim Paris.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

LEIA TAMBÉM – Vídeo mostra temporal avançando sobre Maringá

O temporal deixou milhares de unidades sem energia elétrica. No sábado, no momento da tempestade, cerca de 30 mil unidades chegaram a ter o fornecimento interrompido. Aproximadamente seis mil imóveis permaneciam sem luz na manhã desta segunda-feira, segundo informações da Copel. 

A chuva ainda afetou a fornecimento de água em Maringá. De acordo com a Sanepar, os sistemas de produção e distribuição estão operando normalmente nesta segunda-feira. Contudo, os níveis dos reservatórios foram prejudicados por causa da queda de energia e  alguns pontos da cidade estão com dificuldade pontual. 

A empresa explica que técnicos estão percorrendo os bairros e conferindo a pressão na rede de distribuição para regularizar o fornecimento. 

Segundo a Prefeitura de Maringá, a população que estiver sofrendo com o desabastecimento nesta segunda-feira pode buscar água nas escolas municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que já têm o serviço restabelecido. 

LEIA TAMBÉM – Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas durante temporal no Paraná

A tempestade também causou problemas em semáforos da cidade. Pelo menos dez equipamentos foram danificados pelo temporal e equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) trabalham para restabelecer a operação. 

Entre os semáforos afetados estão equipamentos das avenidas Tuiuti, Herval, Prudente de Moraes, Colombo, São Paulo e da Rua Santos Dumont. De acordo com a prefeitura, um semáforo caiu na esquina das avenidas Herval com a Prudente de Moraes e as equipes já trabalham para repor o equipamento. 

Servidores das secretarias municipais de Mobilidade Urbana, de Limpeza Urbana, de Infraestrutura, da Mulher, além de profissionais da Guarda Municipal, da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros estão empenhados na recuperação dos estragos. 

O telefone da Ouvidoria Municipal, o 156, está sobrecarregado por causa do grande número de chamados. A orientação da Prefeitura de Maringá é que os moradores façam pedidos ou denúncias na ouvidoria online (clique aqui e acesse). 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação