Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Maringá ainda tem cerca de 6 mil imóveis sem energia elétrica, diz Copel


Por Monique Manganaro Publicado 25/10/2021 às 12h21 Atualizado 20/10/2022 às 20h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação/Copel

Aproximadamente seis mil imóveis de Maringá permaneciam sem luz na manhã desta segunda-feira, 25, segundo informações da Copel. O fornecimento de energia elétrica na cidade ainda não foi completamente restabelecido após o temporal registrado na tarde de sábado, 23. 

A tempestade chegou a Maringá por volta das 17h. Em menos de 40 minutos, os ventos, que chegaram a 82 km/h, segundo dados do Simepar, arrancaram troncos enormes do solo e derrubaram grandes árvores por toda a cidade, atingindo postes de energia. 

Desde então, equipes da Copel trabalham para reparar estragos e retomar o fornecimento na cidade. Segundo a empresa, cerca de 30 mil imóveis chegaram a ficar sem energia no sábado. Em todo o noroeste do Paraná, 111,7 mil imóveis ficaram sem luz e mais de mil ocorrências foram registradas.

De acordo com a Copel, o temporal deste fim de semana foi 20% maior do que a tempestade registrada anteriormente, que já era considerada a mais grave já enfrentada pela empresa no interior do estado. Ao todo, 1.350 profissionais estavam empenhados nos trabalhos em várias regiões paranaenses desde sábado. 

“No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte. Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, no Paraná, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia”, destacou a empresa em nota divulgada no fim da tarde deste domingo, 24. 

Muitos municípios do noroeste do estado tiveram o fornecimento total ou quase completamente interrompido. Em Terra Rica e Jardim Olinda, a fonte de alimentação 33 postes foram quebrados pelo temporal e deixou as cidades sem luz. Em Amaporã, 10 estruturas foram danificadas na alimentação do município e três na linha que atende Guairaçá também tiveram problemas. 

Apesar da grande quantidade de unidades sem energia, os trabalhos avançaram neste domingo e a Copel conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para milhares de imóveis em toda a região de Maringá. 

Segundo a empresa, os reparos continuam nesta segunda-feira e a expectativa é que o fornecimento nas áreas urbanas , em todo o Paraná, seja regularizado nas próximas horas. No entanto, os serviços das equipes devem seguir por alguns dias. 

A Copel lembra que a falta de luz pode ser comunicada pelos telefones (0800 5100116 e whatsapp 41 3013-8973), pelo site, pelo aplicativo ou por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação