Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de maio de 2024

UPA Zona Norte registra movimento intenso no 1º dia de atendimento de sintomas respiratórios


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 04/01/2022 às 13h29 Atualizado 20/10/2022 às 10h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

A sala de espera no saguão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte em Maringá estava cheia na manhã desta terça-feira, 4. Pacientes também aguardavam atendimento do lado de fora da unidade. A UPA Zona Norte voltou a atender sintomas respiratórios nesta terça e muita gente foi à unidade com dor de garganta, febre e tosse.

O aumento dos casos de gripe pode explicar essa alta na procura. O clima seco também está causando problemas alérgicos, como faringite e rinite. Como os sintomas se parecem muito com os da covid-19, os pacientes precisam fazer o teste.

A empresa onde Rony Campana trabalha quer que ele faça o teste para voltar ao trabalho presencial. Mesmo sem sintomas muito fortes ele procurou a UPA Zona Sul nessa segunda-feira, 3. Ficou quase o dia todo aguardando, mas não foi atendido, porque tinha muita gente em situação pior que a dele na frente.

Nesta terça, ele foi à UPA Zona Norte. “Ontem eu [esperei] das 10h às 20h30 e não consegui ser atendido. Como os meus sintomas não são graves, tinha 120 [pessoas] na minha frente. [Na UPA Zona Norte] tem bastante gente, não sei que horas eu vou sair daqui”, disse Campana.

Kelen Oliveira também estava na UPA Zona Norte. Ela e toda a família voltaram essa semana da praia. Todos com sintomas respiratórios. “Estou com febre alta, coriza, dor de garganta e bastante tosse. Todos da minha família estão assim. Eu acho que é uma gripe forte. Chegamos ontem de viagem e já viemos com essa gripe de Santa Catarina”, detalhou.

Edeilza Lopes tentou trabalhar nessa segunda com sintomas de gripe, mas nesta terça não aguentou e procurou atendimento médico. “Eu estou com gripe, com o corpo ruim, febre… Por causa da máscara, está me dando um pouco de falta de ar. Eu vim para a UPA porque estava trabalhando e passei mal”, explicou.

Alessandro Teixeira também estava na UPA, mas sem sintomas respiratórios e preocupado com uma possível contaminação. “Estou com muita cólica de rim, ainda não [fui atendido] e não sei nem que horas vão atender. Está muito lotado. Eles deveriam avisar quando a gente chega, porque eu não tenho sintoma nenhum e vai que eu saio daqui com algo pior?”, questionou Teixeira.

E mais quatro unidades de saúde farão testes da covid-19 em Maringá a partir de quinta-feira, 6. Segundo a assessoria de Comunicação, assim que as unidades forem definidas haverá divulgação.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação